Stephen Schimpff para escrever seu livro “The Future of Medicine – Megatrends in Healthcare.” comenta que entrevistou mais de 150 líderes médicos apenas alguns anos atrás, nenhum deles citou que dispositivos sem fio seria uma mega tendência, e hoje é raro encontrar algum médico que não tenha um smartphone, um tablet ou os dois, a tecnologia sem fio wireless vai levar a grandes mudanças na prestação de cuidados de saúde nos próximos anos.
É incrível a velocidade das mudanças, em duas décadas tudo ocorreu, simplesmente as informações estão na ponta dos dedos, a qualquer hora em qualquer lugar, de qualquer forma. Dispositivos médicos captam dados e enviam informações do paciente em tempo real, melhorando os cuidados com o paciente, proporcionando que o profissional de saúde atue antes que o problema ocorra ou que se agrave.
Schimpff, cita algumas tecnologias que já fazem parte da vida das pessoas, algumas descritas também aqui no plugbr.
Um pequeno pedômetro como dispositivos que você pode colocar no bolso da calça. Ele irá acompanhar a sua atividade ao longo do dia e, sem fios, a transferência para a estação base diretamente (ou através de seu smartphone) pode dar-lhe um resumo diário ou semanal. Você pode então adicionar mais informações, como a contagem de calorias de cada refeição e outros parâmetros que podem, então, criar um relatório mais robusto.
E em breve será um monitor do tamanho de um band-aid que irá medir a glicose no sangue continuamente, sem a necessidade de furar o dedo, ou medir na lágrima.
Disponíveis para julgar os padrões de sono já existem, usam uma faixa colocada em volta da cabeça (Zeo) para captação de ondas cerebrais ajudando a entender o sono fica mais fácil criar soluções para cada caso encontrado.
Há dispositivos muito em breve que vai medir o pulso, respiração e temperatura continuamente e enviá-los para o smartphone ou dispositivo similar (Por exemplo, o Coventis, Inc. “Avio Início Sistema de Gestão de Pacientes”). Um sistema tipo “Band Aid” ou semelhante poderia monitorar seu eletrocardiograma em tempo real.
Stephen cita outros dispositivos sem fio que você pode conferir, estas são novas técnicas e tecnologias que estão mudando a forma como a medicina é praticada e devem ir muito além do que estamos assistindo, afinal presenciamos apenas duas décadas de evolução para este campo, aguarde muito mais.