O carnaval tem o grupo dos que o amam e o dos que o odeiam, você que é do grupo dos que amam devem estar se preparando para a grande festa na avenida ou no clube, em qualquer lugar aproveite bastante, mas na verdade o que eu gostaria era de convocar os dois grupos para que usem camisinha sempre em todas as relações sexuais do início ao fim do ato, para não ter preocupação depois.
Estou dizendo isso é porque conheço numerosas histórias relatadas aqui no blog, no meu email, no meu trabalho no laboratório, sobre uso incorreto da camisinha, ou o mais frequente o não uso do preservativo, em todas elas o final não é nada feliz, não é nada do que estas pessoas gostariam que tivesse acontecido, mas acabou ocorrendo, por imprudência, inconsequência, e estas palavras destacadas não são minhas, são usadas pelas pessoas que me procuram para pedir informações, elas dizem:
“Eu fui imprudente não usei camisinha hoje estou com uma dúvida enorme […]”. Ou “Choro todos os dias de tanta preocupação, não usamos camisinha e estou com um corrimento […]”. Mas tem casos que usam “Estou com uma dúvida terrível meu namorado usou preservativo só no momento da ejaculação agora estou com atraso menstrual, dor […]”.
Histórias como estas são frequentes, então é tentando evitar estes problemas, me antecipando a uma angústia que possa passar, tudo bem, me chamem de careta, não me importo, desde que consiga mostrar que isso vai trazer problemas e algumas pessoas enxerguem o desastre que podem causar em suas vidas, meu trabalho está feito.
- Use camisinha em todas as relações sexuais – Não deixe de usar o preservativo em hipótese alguma, só ele vai trazer a proteção necessária para entrar e sair do carnaval com alegria. A camisinha evita a gravidez, mas tem uma ação importantíssima na proteção contra as DSTs, vírus HIV, sífilis, protege também contra herpes, clamídia, tricomoníase e gonorréia.
- Use camisinha do início até o final da relação – Sobre este problema que ocorre muitas vezes por falta de conhecimento das pessoas eu escrevi um alerta sobre o uso do preservativo apenas no momento da ejaculação, desta forma teremos apenas uma proteção contra gravidez, que não será totalmente eficiente pois sabemos que aquele líquido que sai mesmo antes da ejaculação pode ter espermatozoides e consequentemente levam a uma gestação, e quanto a proteção contra as DSTs, não existe.
- Use camisinha também durante o sexo oral – Sim, o sexo oral também é prática de risco para DSTs e HIV, em menor proporção, mas deve ser instalado proteção para esta prática sexual.
Veja aqui como colocar a camisinha.
E se não colocar em prática as recomendações, veja como fazer o teste de gravidez comprado na farmácia.
Não se esqueça de que em qualquer situação o exame de HIV deve ser realizado, o teste é gratuito.
Muitos centros de saúde oferecem camisinhas e nesta época muitas campanhas de distribuição são realizadas o que facilita o acesso ao preservativo.