Esporadicamente recebo perguntas pedindo informação sobre o aspecto da urina, mais especificamente dizendo que o resultado do exame deu aspecto turvo, e se isso é normal ou é alguma alteração. Algumas condições patológicas realmente podem gerar uma urina turva, ou como muitos se referem urina que se parece com “água de arroz” uma delas é a infecção bacteriana.
No laboratório, um dos itens analisados quanto as características físicas da urina é o aspecto. A urina normal se apresenta com um aspecto transparente ou límpido.
As cistites, pielites, prostatites e pielonefrites e a retenção urinária, podem ocasionar a turvação da urina na própria bexiga, pela presença de bactérias, sangue, pus ou sais minerais.
Matérias gordurosas, processos infeciosos, células de descamação, muco e hemácias, são elementos que podem ser causadores de turvação na urina.
Se demorar para levar a urina ao laboratório, ou atrasar demasiadamente a realização do teste poderá ocorre precipitação dos colóides protetores pela perda de CO2 e assim precipitar sais, fosfatos, carbonatos e uratos, surgindo com a mudança do PH, formando depósitos, por isso, estes elementos devem ser considerados apenas se o exame for realizado dentro de poucas horas após a micção.
Quanto ao aspecto a urina é classificada como – Transparente ou límpido, semi turvo ou levemente turvo, turvo Opaco e leitoso.
O exame microscópico da urina, que faz parte do teste EAS, na maioria dos casos vai identificar o elemento causador da turvação da urina e será relatado no laudo em outros campos, como células, bacteriúria aumentada, fosfatos e outros.
Causas de uma urina turva
Existem muitas causas que podem levar a uma urina turva. Alguns dos mais comuns :
Infecções do trato urinário: Esta é uma das principais causas de urina turva. Um tipo de infecção do trato urinário (ITU) é chamada pielonefrite. Alguns sintomas associados com pielonefrite incluem sensação de queimação ao urinar, febre, aumento da vontade de urinar com frequência e dor.
Níveis elevados de cristais de fosfato e urato: Níveis anormais de cristais de fosfato e uratos na urina também podem resultar em evacuação de urina turva, juntamente com um odor forte.
Uso de suplementos com vitamina: As vitaminas solúveis em água, tais como vitamina B, vitamina C, etc, normalmente pequena porção fica retida no corpo e o restante é eliminado, o excesso é removido através da urina. Assim, o aumento da ingestão de suplementos de vitamina pode levar a uma urina turva.
Desidratação: A perda excessiva de líquidos do corpo pode ser causada devido a muitas doenças diferentes. Alguns dos motivos mais comuns para a perda de líquidos do corpo incluem atividades físicas vigorosas, diminuição da ingestão de água, transpiração excessiva, etc. A desidratação resultante pode então causar a eliminação de urina turva.
Proteinúria: Neste caso ocorre uma elevada concentração de proteína na urina que pode levar a ficar turva. As mulheres podem experimentar proteinúria durante o segundo e terceiro trimestres da gravidez. Se urina turva associada a proteinúria ocorre junto com a hipertensão durante a gravidez, então as mulheres afetadas devem consultar imediatamente um médico.
Outras causas: Pedras nos rins, cistite e outros tipos de infecções da bexiga, prostatite, bilharziose, gonorréia etc. são algumas das outras causas conhecidas de urina turva. Ocasionalmente, a ocorrência de muco na urina também pode causar uma aparência turva.
O resultado do exame de urina EAS, bem como outras análises, devem ser avaliadas em conjunto com os demais elementos encontrados e especialmente levando em consideração o quadro clínico do paciente, o médico é o profissional que vai interpretar estas informações e emitir um diagnóstico.