Embora os níveis de testosterona caem com a idade, ocorrência normal em homens, mas a baixa testosterona pode ter um efeito em sua saúde. Alguns sinais visíveis da queda nos níveis de testosterona, sintomas importantes, pois afetam a qualidade de vida sexual, estão associados ao hipogonadismo masculino, incluem disfunção erétil e diminuição do desejo sexual, cansaço e perda de energia, depressão do humor, e regressão das características sexuais secundárias e osteoporose. Veja também sobre exames e medicamento usado.
A deficiência de testosterona é uma condição clínica em que os testículos, o hipotálamo ou na glândula pituitária é afetado por uma doença ou lesão que resulta em inibição da secreção de hormônios e produção de testosterona, deficiência de testosterona também pode ser conhecida como hipogonadismo ou baixa testosterona.
Queda nos níveis de testosterona
Durante toda a vida de um homem, a testosterona é conhecido por manter as características masculinas.
Uma queda progressiva ocorre após a passagem de quarenta anos de idade.
Nesta idade praticamente todos os homens são afetados por uma queda da testosterona.
Mas uma parcela pequena do sexo masculino, quando envelhecem, têm níveis de testosterona muito mais baixos do que é considerado normal de acordo com sua idade.
Níveis normais de testosterona
O exame laboratorial de testosterona total apresenta valores normais ou de referência: Homens adultos, de 241,0 até 827,0 ng/dL.
Meninos Pré-púberes, até 40,0 ng/dL.
Mulheres Adultas, de 14,0 até 76,0 ng/dL.
Meninas Pré-púberes, até 40,0 ng/dL.
Veja aqui neste texto como coletar o sangue para fazer o exame testosterona e verificar se os níveis estão normais ou alterados.
Os sintomas citados, baixa libido, disfunção erétil, mau humor, letargia e cansaço, podem ser confirmados.
Realização de exames para avaliação dos níveis de testosterona são úteis para confirmar a suspeita clínica.
Reposição de testosterona
A opinião médica é que os homens devem submeter a tratamento de reposição de testosterona.
Terapia medicamentosa de testosterona pode trazer melhoras na função sexual em homens com baixos níveis desta substância.
Medicamento tópico testosterona
Uma das opções de medicamento para reposição de testosterona é na forma de roll-on.
Roll-on, Axiron fabricado pela Acrux Melbourne comercializada pela Eli Lilly, solução de testosterona tópica.
Primeiro medicamento aprovado para aplicação é uma solução de testosterona tópica para aplicar nas axilas.
Outras formas de terapia de reposição de testosterona incluem: comprimidos orais, adesivos transdérmicos, injetáveis e géis tópicos.
Homens com hiperplasia prostática benigna (HPB) (aumento benigno da próstata) tratados com andrógenos como testosterona têm maior risco de piora dos sinais e sintomas e podem ter maior risco de câncer de próstata.
O seu médico pode indicar os melhores tratamentos para repor a testosterona baixa, marque uma consulta e melhore sua qualidade de vida sexual.