Existem muitas pessoas que são soropositivos mas que vivem toda a vida sem apresentar os sintomas e sem desenvolver a doença. Mas é importante lembrar que estas pessoas podem transmitir o vírus por meio de relações sexuais, compartilhamento de seringas, ou de mãe para filho durante a gestação e amamentação. Por isso é sempre importante se proteger, usando preservativo em todas as relações, situações de risco, e durante a relação o preservativo deve ser usado do início até o final. Outra coisa que deve fazer, sempre, é realizar o teste de HIV.
AIDS é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. Também chamada como A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, é causada pelo HIV. Esse vírus ataca as células de defesa do corpo humano, deixando o organismo mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose ou câncer. O próprio tratamento dessas doenças torna-se prejudicado.
Entre as células de defesa do organismo estão os linfócitos T CD4+, estes são na verdade os principais alvos do vírus HIV. São esses glóbulos brancos que organizam e comandam a resposta diante dos agressores que adentram ao organismo. Produzidos na glândula timo, aprendem a memorizar, reconhecer e destruir os micro-organismos estranhos que entram no corpo humano.
O HIV tem a capacidade de se ligar a um componente da membrana da célula CD4, ao penetrar no seu interior vai se multiplicar. Desta forma, o sistema imunológico que realiza a defesa vai aos poucos perdendo a capacidade de responder adequadamente, e assim o corpo mais vulnerável a doenças.
Quando o organismo não tem mais forças para combater esses agentes externos que invadem o organismo, o indivíduo começa a ficar doente mais facilmente e então se diz que tem AIDS. Assim o tratamento será indicado para ser iniciado, os medicamentos antirretrovirais vão atuar no combatem a reprodução do vírus.