Um estudo recente demonstrou que alguns suplementos poderiam ser usados junto com o tratamento medicamentoso tradicional para a doença depressão, entre eles o ômega 3 óleos de peixe, S-adenosilmetionina (SAMe), metilfolato (forma bioativo de folato) e vitamina D, apresentaram resultados que impulsionam favoravelmente os efeitos da medicação antidepressiva.
Pesquisadores da Universidade de Melbourne e de Harvard avaliaram 40 ensaios clínicos em todo o mundo, ao lado de uma revisão sistemática da evidência para o uso dos nutracêuticos, os suplementos nutricionais para tratar a depressão clínica em conjunto com antidepressivos como SSRIs, SNRIs e tricíclicos.
Dr. Jerome Sarris, liderou a meta-análise, que foi publicada no American Journal of Psychiatry, afirma que um resultado muito bom foi alcançado com ômega 3 óleo de peixe, normalmente usado para a saúde do cérebro em geral, e para melhora do humor, mas o estudo olhou para seu uso em combinação com antidepressivos, e neste caso a diferença para os pacientes que tomam ambos, antidepressivos e ômega 3, em comparação com um placebo, foi altamente significativa.
A equipe de pesquisa da Universidade de Melbourne também encontrou boas evidências para metilfolato, vitamina D, para melhorar a terapia quando tomado com antidepressivos.
A S Adenosil L Metionina, mais conhecida como SAMe é um composto naturalmente encontrado em quase todos os tecidos e fluidos do corpo, e está envolvido em muitos processos importantes. O SAMe é produzido pelo organismo, a partir de ATP e do aminoácido metionina, também identificado na pesquisa como sendo útil no processo de tratamento com antidepressivos para melhorar os resultados.
Relataram também resultado menos animadores para produtos como zinco, vitamina C e o aminoácido triptofano, além de dambose ou inositol e o ácido fólico, sem bons resultados.
Os pesquisadores dizem que os médicos em geral não indicam uso de suplementos junto com os antidepressivos pois não existia pesquisas científicas contundentes a favor.
Médicos sabem dos benefícios de ácidos graxos ômega 3, mas ainda não sabem que é possível combinar este suplemento com a medicação antidepressiva e obter uma resposta potencialmente melhor no tratamento.
Uma coisa precisa ficar clara, nunca use qualquer medicação ou mesmo suplementos em conjunto com antidepressivos paroxetina, fluoxetina, sertralina ou outro fármaco, sem o consentimento de seu médico, a melhor opção é conversar com ele e juntos, observando sintomas, efeitos colaterais, e resultados, avaliarem a possibilidade de trocar, incluir ou retirar qualquer medicamento.