farmáciaSuplementos como ômega 3 aliados aos antidepressivos trazem melhores...

Suplementos como ômega 3 aliados aos antidepressivos trazem melhores resultados no tratamento da depressão

Um estudo recente demonstrou que alguns suplementos poderiam ser usados junto com o tratamento medicamentoso tradicional para a doença depressão, entre eles o ômega 3 óleos de peixe, S-adenosilmetionina (SAMe), metilfolato (forma bioativo de folato) e vitamina D, apresentaram resultados que impulsionam favoravelmente os efeitos da medicação antidepressiva.

Pesquisadores da Universidade de Melbourne e de Harvard avaliaram 40 ensaios clínicos em todo o mundo, ao lado de uma revisão sistemática da evidência para o uso dos nutracêuticos, os suplementos nutricionais para tratar a depressão clínica em conjunto com antidepressivos como SSRIs, SNRIs e tricíclicos.

Dr. Jerome Sarris, liderou a meta-análise, que foi publicada no American Journal of Psychiatry, afirma que um resultado muito bom foi alcançado com ômega 3 óleo de peixe, normalmente usado para a saúde do cérebro em geral, e para melhora do humor, mas o estudo olhou para seu uso em combinação com antidepressivos, e neste caso a diferença para os pacientes que tomam ambos, antidepressivos e ômega 3, em comparação com um placebo, foi altamente significativa.

A equipe de pesquisa da Universidade de Melbourne também encontrou boas evidências para metilfolato, vitamina D, para melhorar a terapia quando tomado com antidepressivos.

A S Adenosil L Metionina, mais conhecida como SAMe é um composto naturalmente encontrado em quase todos os tecidos e fluidos do corpo, e está envolvido em muitos processos importantes. O SAMe é produzido pelo organismo, a partir de ATP e do aminoácido metionina, também identificado na pesquisa como sendo útil no processo de tratamento com antidepressivos para melhorar os resultados.

Relataram também resultado menos animadores para produtos como zinco, vitamina C e o aminoácido triptofano, além de dambose ou inositol e o ácido fólico, sem bons resultados.

Os pesquisadores dizem que os médicos em geral não indicam uso de suplementos junto com os antidepressivos pois não existia pesquisas científicas contundentes a favor.

Médicos sabem dos benefícios de ácidos graxos ômega 3, mas ainda não sabem que é possível combinar este suplemento com a medicação antidepressiva e obter uma resposta potencialmente melhor no tratamento.

Uma coisa precisa ficar clara, nunca use qualquer medicação ou mesmo suplementos em conjunto com antidepressivos paroxetina, fluoxetina, sertralina ou outro fármaco, sem o consentimento de seu médico, a melhor opção é conversar com ele e juntos, observando sintomas, efeitos colaterais, e resultados, avaliarem a possibilidade de trocar, incluir ou retirar qualquer medicamento.

Silvano Vilela
Silvano Vilelahttps://www.plugbr.net/about/
Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

2 COMENTÁRIOS

Subscribe
Avisar para
guest

2 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Entenda fácil

Neutrófilos no resultado do exame de sangue hemograma

Os neutrófilos são um tipo de células brancas do sangue

Bilirrubina direta alta, veja causas do exame alterado

Bilirrubina direta alta, entenda causas do exame de sangue alterado

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Não deixe de ler

spot_img

Você pode gostarFácil
Simples, para que todos entendam

2
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x