Ainda existe uma certa dúvida sobre o medicamento sinvastatina com relação ao melhor horário para tomar o fármaco. Este medicamento faz parte do grupo das estatinas, que são bastante prescritas para a prevenção primária e secundária das doenças coronárias, reduzem a produção de colesterol no fígado. Veja para que serve e qual o melhor horário para tomar o medicamento e obter efeito desejado de sinvastatina.
A condição conhecida como hipercolesterolemia que é o colesterol alto, representa uma doença que atinge grande parte da população, normalmente depois dos 45 anos de idade. É característica desta doença a presença de níveis elevadas de colesterol no sangue, a pessoa tem colesterol total alto, geralmente acima de 240mg/dL e/ou LDL-colesterol acima de 160mg/dL.
Os níveis de colesterol no sangue
O colesterol é basicamente transportado no sangue como LDL e também HDL colesterol. Um bom equilíbrio é importante.
A proteção dos vasos sanguíneos depende das concentrações destes tipos de colesterol, por isso é sempre indicado manter níveis normais.
O LDL é aquele considerado o “colesterol ruim“, vai se depositando nas paredes dos vasos sanguíneos.
Um volume maior deste colesterol circulando pode levar a um acumulo nas artérias.
Com o decorrer do tempo poderá provocar a obstrução destas artérias, caracterizando a doença chamada aterosclerose.
A condição é responsável pelo infarto e pelo derrame cerebral (AVC).
Outro colesterol, o HDL é considerado o “colesterol bom“, e tem importante função no nosso organismo.
O colesterol HDL age conduzindo o colesterol ruim para fora das artérias, desta forma impedindo seu depósito nos vasos sanguíneos.
O controle dos níveis de colesterol
Portanto, é importante não somente a redução dos índices de colesterol total, que é a soma do LDL e HDL.
Também é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo a permanência de proporção saudável entre os dois tipos de colesterol.
Mantendo menores níveis de colesterol ruim e maiores níveis de colesterol bom.
As estatinas possuem exatamente a função reduzir os níveis de colesterol ruim e aumentar o bom colesterol.
O medicamento sinvastatina
As estatinas são largamente prescritas pela classe médica visando a prevenção primária e secundária das doenças coronárias.
Elas agem inibindo a enzima HMG CoA reductase que controlam a produção do colesterol no fígado.
Estudos realizados mostram que sinvastatina administrada no período da noite ocorre uma redução significativamente maior do colesterol LDL em comparação quando tomado pela manhã.
Como age a sinvastatina
As estatinas lovastatina, sinvastatina e fluvastatina de meia vida mais curta e atorvastatina, rosuvastatina e pravastatina de meia vida mais longa devem coincidir sua ação com a maior atividade da enzima controladora da produção de colesterol.
Apesar dos diferentes resultados, todas as estatinas são eficazes para reduzir o colesterol LDL e aumentar o colesterol HDL.
HMG-CoA redutase 3-hidroxi-3-methyl-glutaril-CoA redutase ou HMGR é uma enzima da via metabólica que produz o colesterol.
Esta enzima que é alvo das estatinas, tem maior atividade no período noturno, em pessoas com ritmo circadiano normal.
Sabendo que a maior parte do colesterol é sintetizado quando a absorção intestinal das gorduras é mais baixa.
Portanto, a ação da enzima é maior, convêm tomar a medicação mais próxima deste horário.
Qual o melhor horário para tomar a sinvastatina
Então, o melhor horário para tomar a sinvastatina é realmente durante o período noturno, as 20 horas, por exemplo.
Algumas vezes, a prescrição indica para tomar após a janta, está correto, entretanto, não tem relação com a absorção do medicamento, e sim para simplificar o entendimento do horário.
Alternativas para pessoas que trabalham no período noturno
Tenho conversado com colegas sobre o caso de pessoas que trabalham em períodos noturnos. Por consequência possuem um ritmo circadiano alterado, influenciando na atividade de alguns fármacos.
Inclusive neste caso da sinvastatina, ela possui meia vida curta, por isso seria ideal tomar outro medicamento da mesma classe mas que tenham meia vida longa e não tenha tanta influencia de horário de atividade enzimática orgânica (trabalho noturno).
Alternativamente, os fármacos de meias-vidas mais longas, rosuvastatina, atorvastatina, pitavastatina e pravastatina permitem que esses agentes mantenham uma concentração terapêutica de fármaco em um período de 24 horas e possam ser administrado em horários variados, qualquer hora do dia.
Então estas pessoas que trabalham a noite poderiam se beneficiar de fármacos como Lipitor e Crestor. Converse com seu médico.