Novo estudo identificou que fumantes passivos, neste caso as crianças, mais suscetíveis à toxicidade da fumaça do cigarro, ficam mais expostos a riscos de meningites bacterianas e outras doenças meningocócicas, gestantes e seus bebês também sofrem os mesmos efeitos da fumaça.
Pesquisadores Rachael Murray e Dr. Jo Leonardi-Bee, do Centro de Estudos do Reino Unido de Controle do Tabaco, da Universidade de Nottingham realizaram uma revisão sistemática de 18 estudos que analisavam os efeitos do tabagismo passivo sobre o risco de doença meningocócica invasiva em crianças.
Os resultados mostraram o pior, a exposição ao fumo passivo em casa simplesmente dobrou o risco de doença meningocócica invasiva. Para as crianças menores de cinco anos este risco foi ainda maior, e para as crianças nascidas de mães que fumaram durante a gravidez, o risco aumentou para três vezes maior do que as crianças nascidas de famílias não fumantes.
Os pesquisadores dizem que embora não possam ter certeza da exata ação de como o tabaco estaria afetando as crianças, as conclusões a partir deste estudo destacam evidências consistentes dos danos de fumar perto de crianças e durante a gravidez.
Portanto, os pais e familiares devem tomar providências para evitar que crianças e gestantes fiquem expostos, convivendo com familiares fumantes ou em locais de pessoas que fumem. Gestantes fumarem nem se fala, ai sim, o problema se agrava fortemente, além deste, aumenta em 70% a possibilidade de ter aborto espontâneo, bebê nascer prematuro 40%, bebê nascer com baixo peso 200%, isso mesmo.
Um bom motivo para pais e familiares parar de fumar, seus filhos podem ficar mais expostos a sérias doenças com a fumaça do seu cigarro, mas sabemos que apenas 5% dos que tentam parar pela primeira vez conseguem, por isso, os outros familiares precisam incentivar, e caso observem grande dificuldade, devem procurar apoio nos postos de saúde, para contarem com ajuda de profissionais de saúde e medicamentos.
Nos EUA um estudo identificou que ações simples como receber mensagens de texto em seus telefones celulares, ajudou muitas pessoas a deixar o vício de fumar. Os fumantes receberam textos todo dia tanto mensagens motivacionais ou recomendações para desistir do cigarro.
O importante é dar o primeiro passo, decidir parar de fumar, e buscar todos os meios que possam colaborar para que consiga realmente largar o tabaco. Desta forma a sua saúde e dos seus filhos estará livre das graves consequências deste vício fatal.