Ribofoflavina ou vitamina B2, é bem tolerada e tem um efeito terapêutico positivo no tratamento profilático de cefaleia da enxaqueca em adultos, ajudando prevenir, reduzindo a intensidade e frequência das dores, de acordo com uma revisão publicada no Journal of Clinical Pharmacy and Therapeutics.
A enxaqueca é uma condição neurológica comum, frequentemente incapacitante, caracterizada por dores de cabeça dolorosas associadas a náuseas, vômitos e hipersensibilidade a estímulos visuais, auditivos e olfativos. A riboflavina é um requisito fundamental para o organismo, também conhecida como vitamina B2. Pesquisadores realizaram uma revisão sistemática da literatura em 11 ensaios clínicos, buscaram examinar o papel da riboflavina na profilaxia da dor de cabeça da enxaqueca.
Como reduzir as crises de enxaqueca
Sabemos que é perfeitamente possível controlar a enxaqueca utilizando tratamentos diversos.
Massagem, técnicas de relaxamento, controle do estresse e principalmente mudanças comportamentais, buscando identificar os gatilhos da dor.
Administrar estes eventos causadores, ajudara reduzir intensidade e frequência das crises.
Evidentemente, este arsenal de tratamentos de controle nem sempre são suficientes, e desta forma também será necessário uso de medicamentos.
Em outro texto no site, comentamos sobre o uso do Amato, topiramato para prevenir enxaqueca, efeitos colaterais e o emagrecimento.
A melatonina também tem sua utilidade para controle da enxaqueca.
E até equipamentos como cefaly fazem parte do arsenal de medidas utilizadas para controle das fortes dores de cabeça.
Desta vez abordamos outra substância que passou por estudo e se mostrou eficaz na profilaxia da enxaqueca.
Riboflavina na profilaxia da enxaqueca
Riboflavina é bem tolerada, relativamente barato e demonstrou eficácia na redução da dor de cabeça do paciente adulto com enxaqueca.
Os pesquisadores descobriram que riboflavina teve um efeito misto na profilaxia da enxaqueca.
Um efeito terapêutico efetivo foi observado em adultos em cinco ensaios clínicos.
Também observado um efeito misto, identificado em quatro ensaios clínicos em doentes pediátricos e adolescentes.
E apenas em dois ensaios clínicos de terapia combinada, nenhum benefício foi observado.
E normalmente não foi observado reações adversas, ou em alguns casos que ocorreram, foi leve.
Como riboflavina ajudaria reduzir crises de enxaqueca
Um defeito na produção de energia celular é aliviado por riboflavina extra. A função de riboflavina é para ajudar a produzir o trifosfato de adenina ATP.
ATP, transporta energia para a célula, também componente essencial das membranas celulares e no ciclo de Krebs, que é uma parte importante do metabolismo celular.
Uma possível explicação para a correlação entre a riboflavina e enxaquecas é que as células do paciente apresentam problemas de energia metabolizável corretamente, neste ponto a riboflavina colabora para melhorar a condição.
Geralmente uma dose de 400 miligramas por dia é o suficiente para que os pacientes alcancem uma melhoria.
Este é mais um medicamento que combinado a medidas de controle de gatilhos da dor e até com outros fármacos podem ajudar a reduzir as crises de enxaqueca.