CientíficosRelato de caso clínico de mononucleose

Relato de caso clínico de mononucleose

Estas duas ultimas semanas não tem sido fácil para este blogueiro conseguir trabalhar e até mesmo curtir as festas de natal e de vésperas de ano novo.

Vou relatar o caso deste tal de SC, 35 anos, bioquímico, trabalhando em um laboratório dentro de um hospital e em contato com nuvens de vírus e bactérias todos os dias, e umas destas gotículas atravessou o denso ar e se alojou no organismo deste ser, sei lá quando, causando dor de cabeça, e um episódio interessante de febre sempre no final do dia, por quase uma semana e eu já estava acostumando e esperando a febre minha de cada dia chegar sempre que saia do serviço e chegava em casa.monocito - Plugbr Além de dores no corpo e forte zumbidos nos ouvidos.
Então realizado alguns exames:

Hemograma no início com 4 mil leucócitos, o que para mim é mais ou menos normal e sem anemia. O segundo hemograma alguns dias depois, com 7 mil leucócitos e 14 monócitos sendo normais até 6 e 45 linfócitos sendo normal até 35.

Depois destes 14 monócitos vistos na foto acima indicando mononucleose e febres e agora descobertos pequenos ganglios inflamados, realizei o exame de citomegalovírus e este apresentou-se positivo para IgG e IgM, enquanto que todas as hepatites negativas e ainda tem mais Epstein barr positivo IgG e IgM. A mononucleose que pelos sintomas e exames se confirma de acordo com o médico e meus exames, claro.

A medicação indicada pelo Dr. Alessandro foi penvir 500 mg, caixa com 14 comprimidos de fanciclovir pelo preçinho de R$ 150,00.

Hoje a febre não está mais ocorrendo, somente fortes dores de cabeça, que acho que pode ser pelo medicamento. Ao terminar a medicação semana que vem vai ser repetido os exames para ver se regrediram.

Estou postando aqui este caso clínico para que possa servir para pesquisas de estudantes, bioquímicos, médicos e trabalhadores gerais da saúde, visto que tem pouco material na internet relatando o vírus epstein barr e citomegalovírus e relatos de mononucleose. Algum outro episódio que possa ocorrer (tomara que não) estarei informando.

Update 1: Quinze dias depois do primeiro exame, foi realizado nova coleta e registrou-se citomegalovirus positivo em concentrações mais elevada, leucócitos normais, Epstein barr IgG: 78,8 U/ML Valor normal até 20 U/ML; IgM 160,0 U/ML, valor normal até 20 U/ML, portanto registrou-se um aumento tanto de IGg como IgM, e nesta data sem sintomas aparentes.

Silvano Vilela
Silvano Vilelahttps://www.plugbr.net/about/
Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

38 COMENTÁRIOS

Subscribe
Avisar para
guest

38 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Entenda fácil

Neutrófilos no resultado do exame de sangue hemograma

Os neutrófilos são um tipo de células brancas do sangue

Bilirrubina direta alta, veja causas do exame alterado

Bilirrubina direta alta, entenda causas do exame de sangue alterado

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Não deixe de ler

Resultados dos exames de Toxoplasmose – IgG, IgM, IgA e avidez em gestantes

A toxoplasmose, doença causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, deve...
spot_img

Você pode gostarFácil
Simples, para que todos entendam

38
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x