Lendo o post no Connected Minds, do Mário Nery, ele relata que aparentemente pelas notícias tudo indica que pode estar acontecendo uma tempestade na empresa submarino.com.br que depois da fusão com a Americanas.com os funcionários estariam insatisfeitos com as novas ordens, entre elas mudanças no estilo de vestir. O Mário expõe com muita propriedade o assunto e aborda a liberdade no uso das vestimentas em grandes empresas e outros pontos (vale à pena a leitura). O Daniel também escreveu sobre a condição atual da fusão.
Concordo que a produtividade aumenta quando é dada maior liberdade de vestir e agir, mas uma certa padronização é necessária, sei que grandes empresas tocam seus serviços desta maneira e vão muito bem. Pode ser que eu esteja pensando desta forma devido ao meu cotidiano, na saúde tudo tem que ser padronizado e cumprido da maneira ali descrita, além de vestimenta que deve obedecer a um padrão de cor (branco), por exemplo, várias condutas devem ser sempre respeitadas.
Já existe no meio hospitalar e algumas outras empresas na área da saúde que adotam uma certa flexibilidade nos procedimentos e vestimenta, tudo ainda muito tímido, e dirigido a alguns segmentos, como a pediatria que usa uma variedade de cores maior, brinquedos e outros atrativos para conquistar a clientela (criançada).
Não me vejo neste momento indo trabalhar de bermuda, ainda está bem longe, apesar de imaginar que seria muito bom e a produção poderia melhorar realmente, principalmente a enfermeira da foto atendendo na enfermaria masculina, agora sério o problema é quando se trata de saúde esbarramos na questão segurança e outra é que as pessoas estão muito fragilizadas e o que elas esperam é alguém de branco com um grande conhecimento, que as respeite e trate bem e assim se sentem mais protegidas. Isso pode mudar com o tempo e vale aqui um post que escrevi recentemente sobre mudanças, então pensemos em mudanças nestes pontos também e sempre aberto ao novo e gostaria da avaliação de quem não está inserido neste meio para opinarem.
Relacionado ao que foi descrito com muita sapiência pelo Mário sobre trabalho em casa, já é uma realidade realmente e remonta desde tempos passados como dito pelo Juliano, sendo que a ordem é esta, onde os trabalhadores cada vez mais irão produzir em suas próprias casas e na saúde não é diferente, claro naquilo que é possível.
Quanto ao Submarino, eu fiz o cadastro no afiliados e demorou em aprovarem, depois disso coloquei um banner deles no blog, não tenho ainda um grande número de visitas, mas não gostei nada da forma com que trabalham e das metodologias que usam, meu retorno foi praticamente nenhum e acabei tirando o submarino do blog com pouco tempo de permanência.
Abraço ao Mário, sem brincadeiras com ele que é um cara sério, principalmente o Noronha do O fim da várzea. Outra pessoa que tem bons assuntos nesta linha é o Efetividade.
Foto: via produtos do Edney, esse moço sabe fazer dinheiro.