Esta será a terceira parte de nossa explanação básica relativo a PGRSS – Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. É importante ler o primeiro texto sobre PGRSS, e posteriormente classificação dos resíduos de serviços de saúde, desta forma poderá acompanhar as etapas deste modelo de plano gerencial de resíduos gerados nas instituições de saúde.
Neste texto, o terceiro da série, vou disponibilizar modelos das imagens para serem colocadas nas lixeiras e também em locais próximos a área de coleta do material que está sendo produzido. Entre eles, alguns modelos de mascotes para ilustrar o local de coleta, símbolos de reciclagem e mascote do resíduo hospitalar.
A importante etapa de identificação visual
A identificação visual do local de coleta de Resíduos do Serviço de Saúde – RSS, é parte importante na montagem do plano de gerenciamento de resíduos.
Proporciona uma melhor aceitação do programa, quebra barreiras, cria vínculo, torna o trabalho menos “ranzinza” propiciando uma atividade mais agradável.
Por isso, é aconselhável o uso destes mascotes e dos símbolos em áreas estratégicas.
Para materiais infectantes | para materiais perfurocortantes | Mascote do plástico.
Os modelos de símbolos de coleta de resíduos pode ser vistos aqui neste post, encontre o que melhor se adapte a sua necessidade.
Risco biológico | Reciclagem | risco químico.
Esta foi mais uma dica importante para laboratórios, hospitais, clínicas, farmácias, consultórios odontológicos, ou outras instituições que estejam implantando o programa de gerenciamento de resíduos do serviço de saúde.
Disponibilizamos com base na nossa experiência na implantação no hospital que eu trabalho, mais especificamente no laboratório, percebi uma aceitação melhor das recomendações de coleta com o uso dos símbolos.
Principalmente dos mascotes, você mesmo poderá criar o seu, nada impede que desenvolva um novo mascote, aproveite e mande um modelo para mostrarmos para outros colegas.
Da série do PGRSS, ainda falta a última parte que vai ser o modelo do plano desenvolvido no hospital, com tabelas e planilhas para inserção de dados de cada área da instituição.