×

Depois do texto falando do trabalho desenvolvido pelos doutores da alegria, desta vez comento sobre a musicoterapia aplicada a pacientes hospitalizados. Já presenciei algumas vezes a prática desta metodologia, os resultados me deixaram bastante animado.

Confirmei esta observação depois de receber dados de uma pesquisa realizada neste sentido, uma das mais completas desenvolvida nesta área, resumidamente, fundamenta-se desta forma o uso da música como terapia física e psicológica para tratamento de pacientes institucionalizados.

Lisa M. Gallagher, uma das autoras do estudo, relata que é importante utilizar uma música que o paciente goste, que se sinta bem. Diz ainda que, além de benefícios de melhora respiratória, redução da ansiedade e da dor, os pacientes relatam que o humor melhorou consideravelmente após algumas seções de musicoterapia. Até mesmo acompanhantes do paciente internado foram favorecidos pela música, melhorando o humor, mas neste caso não foi observada diminuição da ansiedade.

Sem dúvida, o resultado apresentado por Gallagher sobre musicoterapia, confirma as minhas observações acerca do uso da música para pacientes internados, pena que ainda não temos um grupo fixo de pessoas que possam desenvolver este trabalho dentro do hospital, os resultados são visíveis.

2 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

O ideal é que este trabalho seja feito por musicoterapeutas, que têm o conhecimento científico para aliar a música à condição do paciente no ambiente hospitalar. Mas mesmo músicos que atuam em hospitais como voluntários, valendo-se da experiência, da sensibilidade e da intuição, conseguem ótimos resultados. De vez em quando, a tv mostra reportagens com situações assim. É uma pena que os hospitais ainda não invistam nisso. Os pacientes seriam beneficiados se esse fosse um trabalho constante, diário. E, de quebra, os hospitais ainda conseguiriam o que é tão importante pra eles: redução de custo. Afinal, fazer o paciente se… Read more »

Autor

silvanocv@gmail.com

Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

Posts relacionados

Como saber se estou com infecção urinária

Vários exames e a clínica apresentada ajudam diagnosticar infeção uriária

Leia tudo

EDTA composto químico como anticoagulante

Composto químico EDTA como anticoagulante, age se ligando ao íon cálcio

Leia tudo

Melena, examinando as fezes

A "melena" é um termo médico usado para descrever fezes escuras

Leia tudo

Rato de laboratório

O rato de laboratório é uma das espécies de animais mais utilizadas em pesquisas científicas

Leia tudo
2
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x