Está em fase experimental a droga ISIS 304801, estudos preliminares mostraram que o medicamento pode reduzir os níveis elevados de triglicérides em até 71%, segundo pesquisa da Universidade da Califórnia.
É recomendado que as taxas de triglicérides estejam abaixo de 150 miligramas por decilitro de sangue, quando está entre 150mg/dl e 200mg/dl é um resultado limítrofe, e acima deste valor o controle deve ser mais rigoroso e pode ser necessário uso de medicação além da dieta.
De acordo com os resultados do estudo publicado em New England Journal of Medicine, uma nova droga está sendo testada e apresentou resultados animadores, e com boa segurança no uso do produto.
Joseph Witztum, MD, um professor de medicina da Universidade da Califórnia, em San Diego, e seus colegas, trataram 57 pacientes com a nova droga ou um placebo inativo. Dosado os níveis de triglicérides dos pacientes variou entre 350 e 2.000 mg/dL, depois passaram a receberam doses semanais de ISIS 304801 ao longo de 13 semanas.
O estudo também incluiu 28 pessoas que tinham níveis de triglicerídeos que variam de 225 a 2.000 mg/dL, que estavam recebendo terapia com fibratos. Esses pacientes também receberam a nova droga ou placebo.
A equipe que estudou os efeitos de ISIS 304801 para reduziu os níveis de triglicérides, identificou quedas de 31-71%. Não foram identificados problemas de segurança.
Esta é a segunda etapa de três necessárias para aprovação de drogas nos Estados Unidos, e a última fase já está em andamento, mas ainda deve demorar mais de 1 anos.