×

Pesquisadores que estiveram examinando mais de 10,5 milhões de registros médicos nos EUA, descobriram que uma infecção particularmente perigosa causada pela bactéria chamada Clostridium difficile está crescendo em crianças hospitalizadas. Infecções hospitalares estão causando baixas em hospitais pelo mundo todo, na maioria das vezes os procedimentos básicos de higienização das mãos não são respeitados.

Este estudo, que foi descrito na revista online Archives of Medicina Pediátrica e Adolescente, mostrou que a infecção aumentou o risco de reinternação e morte devido a cirurgia para remover a totalidade ou parte do cólon.

Além deste aumento de casos em crianças, adultos também estão sendo afetados, mas a principal causa deste problema está no uso excessivo de antibióticos e outras medicações que induzem resistência e também acabam com as boas bactérias no intestino.

Recentemente outro estudo realizado em levantamentos de registros médicos mostrou que o adiamento da cirurgia eletiva, após um paciente estar internado no hospital aumenta consideravelmente o risco de complicações provenientes de infecções.

Devido a superbactéria a anvisa implementou medidas para controlar vendas de antibióticos nas farmácias, os resultados futuramente devem mostrar que problemas como este da destruição das boas bactérias intestinais, abrindo porta para novas infecções, devem também reduzir.

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Autor

silvanocv@gmail.com

Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

Posts relacionados

Rato de laboratório

O rato de laboratório é uma das espécies de animais mais utilizadas em pesquisas científicas

Leia tudo

Como a Inteligência artificial IA pode ajudar médicos a tomar decisões

Inteligência Artificial (IA) presente na área da saúde pode ajudar médicos a tomar decisões

Leia tudo

Protocolo de Antissepsia e Desinfecção n-CoV-2, medidas para a estruturação de barreiras químicas proteção contra o n-Coronavirus

Este é um ótimo trabalho desenvolvido pelo professor Marcelo Soares Crespo – Farmacêutico-Bioquímico – CRF-MG 36199 Professor de Pós-Graduação em Farmácia Clínica...

Leia tudo

Hidroxicloroquina e azitromicina como tratamento de COVID 19, conheça o estudo e resultados para coronavírus

Philippe Gautret e colegas realizaram recentemente em Marselha na França um estudo avaliando o uso da Hidroxicloroquina e em alguns casos associado...

Leia tudo
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x