LaboratórioExames para zika vírus, como descobrir se está com...

Exames para zika vírus, como descobrir se está com a doença, quando realizar o teste

Recentemente o Ministério da saúde confirmou a relação entre a infecção por zika vírus e o aumento de casos de microcefalia, e isso causou certa apreensão na população e um aumento na procura, principalmente as mulheres grávidas e aquelas que desejam engravidar, por exames laboratoriais para identificar se estão com o vírus ou já foram infectadas alguma vez ao longo da vida. É que uma vez infectado pelo zika, o paciente desenvolve anticorpo e torna-se imune à doença. Veja exames disponíveis e quando realizar cada teste.

O Zika vírus é uma espécie de vírus da família Flaviviridae e do gênero Flavivirus. Em humanos, ele causa a doença conhecida como febre Zika. É da mesma família dos vírus que provocam a dengue e a febre amarela, tendo sido identificado pela primeira vez no Brasil recentemente, no estado da Bahia, provavelmente trazido por turistas que frequentaram a Copa do Mundo em 2014. Vários casos ocorreram até que os pesquisadores Gúbio Soares e Silvia Sardi, do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), conseguiram identificar que o causador era o zika vírus encontrados em amostras de sangue de pacientes.

Zika Vírus ou Febre Zika, transmitido pelo Aedes Aegypt, o mesmo mosquito que causa o contágio da febre amarela, febre chikungunya e a dengue. Os sintomas se parecem com os das doenças citadas, apenas mais brandos, com febre por volta de 38 graus, dor de cabeça, náuseas, diarreia, dor no corpo e nas articulações.

Recentemente surgiram fortes suspeitas que a doença possa ser transmitida não só pelo inseto, também por transmissão sexual (relato),transmissão pelo líquido amniótico, leite materno (estudo) e transfusão de sangue, as formas carecem de novos estudos, as chances de que esses tipos de contaminações aconteçam, ainda não se sabe.

A erupção cutânea o exantema, com coceira intensa pode tomar o rosto, o tronco e os membros e atingir a palma das mãos e a planta dos pés. Fotofobia e conjuntivite são outros sinais da infecção pelo Zika virus.

Em alguns dias, o organismo se encarrega de combater o vírus, que desaparece.

Zika vírus e os casos de microcefalia

A mortalidade relatada por Zika é muito rara e a doença não deixe sequelas, é considerada de menor morbidade que a Dengue, foi confirmado recentemente, a associação causal de infecção pelo Zika com a microcefalia, que é uma má formação fetal, os bebês nascem com perímetro cefálico (PC) menor que o normal, que habitualmente é superior a 33 cm. Até o fim do mês de novembro, ja se contabilizavam 311 casos confirmados de microcefalia e mais de 1200 notificados, em especial na região nordeste do país, que concentra mais de 90% dos casos.

Exames para detectar zika vírus disponíveis neste momento

Exames que estão disponíveis neste momento em grandes laboratórios particulares do país, o laboratório Hermes Pardini disponibiliza o teste molecular, informa que o exame deve ser realizado na fase aguda de viremia, pois após este período pode não ser mais detectado copias virais, impossibilitando encontrar o vírus, e o exame tem valor por volta de R$500,00. O laboratório Alvaro disponibiliza o exame por RT-PCR + Sequenciamento, usando plasma e líquor, e o resultado normalmente é liberado depois de 10 dias, também oferecidos pelo Laboratório Frischmann e diagnósticos do Brasil.

Os laboratórios privados de referência nos estados oferecem dois tipos de exames específicos para identificar o zika, PCR e o sorológico. O teste por PCR, Reação em Cadeia da Polimerase, realizado entre o 1º e o 7º dia da manifestação dos sintomas do zika, sendo, entretanto, ideal que o material seja testado até o 4º dia.

No caso do teste sorológico, este vai detectar a presença do anticorpo, comprova que o paciente já teve contato com o vírus e desenvolveu imunidade. Dentro de pouco tempo o exame deve estar disponível para uso. Estes exames possuem certa limitação, se realizados na fase virêmica, de infecção aguda, geralmente os resultados são negativos porque ainda não deu tempo para a formação do anticorpo.

Apesar do PCR ser um exame mais caro, os resultados são mais precisos.

A Organização Mundial da Saúde solicita que Brasil e os outros países implementem sistemas de diagnóstico da doença, e que se preparem para o aumento no número de casos, reforçando o atendimento pré-natal e neurológico. O comunicado da OMS reconheceu oficialmente pela primeira vez a relação entre o zika vírus e os casos de microcefalia ao mencionar o estudo brasileiro realizado pelo Instituto Evandro Chagas.

Ainda não está plenamente confirmado se a imunidade é por toda a vida depois de ter a doença. Mas, pelo menos é certo que a pessoa vai se manter imune por um bom tempo.

Não existe vacina contra a doença, que é de notificação compulsória.

A única forma de prevenção é combater os focos do mosquito Aedes, que ataca principalmente nos períodos de muito calor e chuva, pela manhã e ao entardecer.

Silvano Vilela
Silvano Vilelahttps://www.plugbr.net/about/
Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.
Subscribe
Avisar para
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Entenda fácil

Neutrófilos no resultado do exame de sangue hemograma

Os neutrófilos são um tipo de células brancas do sangue

Bilirrubina direta alta, veja causas do exame alterado

Bilirrubina direta alta, entenda causas do exame de sangue alterado

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Não deixe de ler

spot_img

Você pode gostarFácil
Simples, para que todos entendam

0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x