Uma equipe de pesquisadores criou um acessório para smartphones, de custo baixo que pode realizar teste rápido por método ELISA (ensaios imunoenzimático), disponível hoje apenas em grandes máquinas especializadas, o dispositivo acoplado a um celular smartphone detecta marcadores para sífilis e HIV com apenas uma picada no dedo, e em 15 minutos o resultado do exame será liberado.
Samuel K. Sia, pesquisador chefe, professor de engenharia biomédica na Engenharia Columbia, criou o pequeno aparelho que replica, pela primeira vez, todas as funções mecânicas, ópticas, e eletrônicas de testes realizados em equipamentos normais disponíveis hoje nos laboratórios de análise de sangue. Especificamente, ele realiza um ensaio (ELISA), sem precisar energia extra, apenas aquela tirada do próprio smartphone. Hoje está implementado para diagnóstico do HIV e sífilis.
O dispositivo que se adapta a um computador ou smartphone, está sendo testado, participa de vários trabalhos de diagnóstico em áreas carentes, um deles, publicado em Science Translational Medicine. Durante estes testes de campo em Ruanda, os profissionais de saúde foram treinados por 30 minutos, obtiveram sucesso nas análises e 97% dos pacientes testados gostaram da equipe, da praticidade do equipamento e do resultado rápido.
A equipe de pesquisadores desenvolveu o dispositivo pequeno e leve para ser de fácil transporte, e para executar os ensaios sobre os cassetes de plástico descartáveis com reagentes previamente carregados, muito parecido com um ensaio ELISA. Observam que o custo de produção de US $ 34 é muito mais baixo do que a 18.450 dólares que o equipamento típico ELISA.
A principal inovação do sistema que busca alcançar baixo consumo de energia, uma obrigação em lugares de pouca energia disponível. Foi eliminada a bomba elétrica consumidora de energia, usa um sistema a vácuo, o usuário ativa mecanicamente uma câmara de pressão negativa para mover uma sequência de reagentes armazenados em uma fita.
Outra inovação neste sistema, para remover a necessidade de uma bateria usaram o conector de áudio para transmissão de potência e transmissão de dados, sendo os conectores de áudio padronizados entre os smartphones, o aparelho pode ser ligado a qualquer dispositivo inteligente compatível, os iPhones e celulares Android.
Samuel K. Sia acredita que em breve estará pronto para ser lançado no mercado.