Outras pesquisas já afirmavam que o cigarro causa envelhecimento precoce, recentemente novo estudo realizado na Finlândia comprova esta afirmação, pior ainda, até mesmo aqueles que desistem de fumar sofrerão os danos causados pelo tabaco por longo tempo. Quanto maior o tempo de uso, menor será a expectativa de vida. Fumar não valoriza o estilo de vida, é apenas uma rota para uma velhice antecipada, relata um dos pesquisadores.
As investigações da pesquisa apontam que pessoas que fumam mais de 20 cigarros por dia perdem a qualidade de vida e tem a saúde e o funcionamento geral do organismo parecido com o de uma pessoa 10 anos mais velho.
Os problemas causados pelo uso do cigarro estão comprovados e reafirmados, só depende de cada um fazer a escolha pela saúde ou pela redução gradual da qualidade de vida. Fumar não é só um fator de risco para doença ou morte no futuro, o risco está presente hoje, no cotidiano destes fumantes.
O relatório foi publicado Archives of Internal Medicine. Strandberg, um dos integrantes da equipe, coletou dados de 1658 homens, ao longo de vários anos.
O mecanismo ocorre basicamente devido a uma queda no suprimento sangüíneo para a pele, além dos outros órgãos, é claro, reduz a entrega de oxigênio às células, aumenta a formação de radicais livres, ocasionando rugas profundas e intensas, mais evidentes do que as causadas pelo sol, sem falar que a pele se torna áspera e seca, flácida e perde o brilho natural.
[…] Apesar de muitos já saberem disso, agora esse fato foi confirmado com um estudo feito na Finlândia. Segundo o blog Plugbr, a causa do envelhecimento precoce é a redução da circulação sanguínea na pele, favorecendo o aparecimento de rugas, flacidez e ressecamento. Leia mais em Estudo confirma: fumantes envelhecem mais cedo. […]
Dr. Leonardo são coisas difíceis de entender, entretanto, acredito que deveria sim multar pela água, mas pelo cigarro não deveriam nem ter permitido estar sendo vendido, os problemas de saúde causados por um cigarro dentro da validade serão imensamente maiores que uma água vencida a vários meses. Mas os benefícios financeiros e políticos para o governo são agradáveis, chegando a ponto de ocorrer tais incoerências. O quadro é triste, mas faz parte de uma política de saúde pública desestruturada que se curva a interesses laterais, como tantas outras que sempre relato aqui no blog.
Imaiginem a seguinte cena: Uma padaria bem bacana, destas cheias de novidades que já são incontáveis na nossa cidade de São Paulo. Eu digo padaria porque elas vendem pão, mas na verdade elas vendem de tudo, não só para comer e beber, como pilhas, detergente e algumas até papel higiênico. O flagrante é um fiscal da Vigilância Sanitária que descobre uma garrafa de agua mineral cujo vencimento para o consumo foi ontem. Ele procura o gerente da loja e em poucos minutos já estão discutindo a questão bem próximo ao caixa. Exatamente aquele caixa totalmente decorado pelos fabricantes de cigarros… Read more »
[…] sanguínea na pele, favorecendo o aparecimento de rugas, flacidez e ressecamento. Leia mais em Estudo confirma: fumantes envelhecem mais cedo. Tags: cigarro, envelhecimento, fumar, pele Texto postado em Segunda-feira, Outubro 20th, 2008 as […]
Ainda bem que sou ex-fumante! 😛
abração