Um diagnóstico de câncer de próstata depende de um valor elevado do exame de sangue PSA – Antígeno Prostático Específico, mas este exame pode estar sendo afetado por alguns medicamentos de uso corriqueiro como, remédios para baixar colesterol, analgésicos e diuréticos que influenciariam no resultado final do teste de PSA, reduzindo o valor.
Pesquisa publicada no Journal of Clinical Oncology revelou que homens fazendo uso regular de anti-inflamatórios não esteroides (AINE) – Paracetamol, estatinas – Zocor, Liptor, crestor, e os diuréticos tiazídicos podem ter níveis mais baixos de PSA.
Aquela conhecida discussão sobre fazer o Toque Retal e o PSA, defendida por alguns, criticada por outros, pode vir novamente à tona com estas influências medicamentosas sobre a dosagem do PSA. Os dois exames não são adotados como política de saúde para rastrear câncer de próstata em outros países, a não ser os EUA que utilizam largamente o PSA. No Brasil a Sociedade Brasileira de Urologia preconiza que o exame deve fazer parte da rotina clínica para rastreamento da doença.
Os estudos identificaram que anti-inflamatórios não esteroides (AINE), reduziu 1% o valor do PSA, as estatinas, que também causam dores musculares, reduziram em média 3% do resultado do PSA e os diuréticos pode alcançar valores de até 6% de redução.
Pacientes que usam os medicamentos por períodos prolongados, alguns até 5 anos, os valores anteriormente descritos reduzem em 6, 13 e 26%, respectivamente.
O causador da redução do valor final do exame PSA, para usuários destas três classes de medicamentos, ainda não está identificada.
A redução no valor do exame PSA é maior quando o paciente faz uso de duas ou das três classes de medicamentos, chegando a reduções de 36%.
Outras pesquisas devem ser implementadas para identificar se estas classes de medicamentos atuam protegendo o organismo contra o câncer de próstata ou atuam apenas mascarando o valor real do PSA, sendo assim, teríamos que reduzir os valores de referência do teste quando for feito em pacientes usando algum destes medicamentos.