farmáciaEfeito colateral e efeito adverso de um medicamento

Efeito colateral e efeito adverso de um medicamento

Os medicamentos são utilizados para tratar diversas condições de saúde, desde doenças crônicas até sintomas temporários. No entanto, como qualquer substância química, eles podem causar efeitos colaterais e adversos.

Os efeitos colaterais são reações indesejadas que podem ocorrer ao usar um medicamento, mesmo que esteja sendo usado corretamente e na dose adequada. E efeitos adversos, por outro lado, são efeitos colaterais mais graves que podem causar danos à saúde e, em alguns casos, serem fatais. Entenda melhor esses termos.

Efeito colateral e efeito adverso

Os termos “efeito colateral” e “efeito adverso” são frequentemente usados como sinônimos, mas há uma diferença sutil entre eles.

Os efeitos colaterais são reações indesejadas que podem ocorrer com o uso de um medicamento, mesmo quando ele é utilizado corretamente e na dose adequada.

Esses efeitos geralmente são previsíveis e podem variar em sua gravidade, desde leves a moderados, como náusea, dor de cabeça, sonolência ou diarreia. Os efeitos colaterais são comuns e podem ocorrer em muitos pacientes que tomam um determinado medicamento. Em geral, os efeitos colaterais são considerados menos graves do que os efeitos adversos.

Por outro lado, os efeitos adversos são reações indesejadas mais graves que podem ocorrer com o uso de um medicamento e podem causar danos à saúde. Esses efeitos geralmente não são previsíveis e podem ocorrer em um pequeno número de pacientes que usam um determinado medicamento. Efeitos adversos graves podem incluir, por exemplo, reações alérgicas, insuficiência cardíaca, hemorragias ou até mesmo morte.

É importante lembrar que todos os medicamentos têm potencial para causar efeitos colaterais e adversos. No entanto, muitas vezes os benefícios do tratamento superam os riscos associados ao uso do medicamento. Por isso, é fundamental que o paciente siga as instruções do médico ou farmacêutico em relação à dose, duração e forma de tomar o medicamento, e que relate quaisquer efeitos indesejados que possam ocorrer durante o tratamento.

Para minimizar os efeitos colaterais e adversos dos medicamentos, é importante que o paciente siga as instruções do médico ou farmacêutico quanto à dosagem, duração e forma de tomar o medicamento. Além disso, é importante informar ao profissional de saúde sobre quaisquer reações indesejadas que ocorram durante o uso do medicamento.

Em casos de efeitos colaterais ou adversos graves, é necessário buscar atendimento médico imediatamente. Além disso, se um paciente suspeitar que um medicamento está causando um efeito colateral, é importante informar o profissional de saúde para avaliar a possibilidade de substituir o medicamento ou ajustar a dose.

Portanto, os medicamentos podem causar efeitos colaterais e adversos, mas esses efeitos podem ser minimizados seguindo as instruções do médico ou farmacêutico e comunicando quaisquer reações indesejadas que ocorram durante o uso do medicamento. É importante lembrar que nunca se deve parar de tomar um medicamento sem consultar um profissional de saúde, mesmo se ocorrerem efeitos colaterais.

Silvano Vilela
Silvano Vilelahttps://www.plugbr.net/about/
Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.
Subscribe
Avisar para
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Entenda fácil

Neutrófilos no resultado do exame de sangue hemograma

Os neutrófilos são um tipo de células brancas do sangue

Bilirrubina direta alta, veja causas do exame alterado

Bilirrubina direta alta, entenda causas do exame de sangue alterado

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Não deixe de ler

spot_img

Você pode gostarFácil
Simples, para que todos entendam

0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x