Análise laboratorial complemento total CH50 é um teste indicado para realizar monitoração da atividade da doença e resposta terapêutica no lúpus eritematoso sistêmico LES, se existe acometimento renal e também para avaliar deficiências seletivas de complemento.
CH50 vai indicar se o sistema do complemento foi ativado por meio de um mecanismo imunológico e/ou patogênico. Quantifica a atividade total do complemento sérico da via clássica. As proteínas do complemento aumentam em resposta a processos inflamatórios ou infecciosos (resposta aguda) e diminuem ou estão ausentes no hipercatabolismo, deficiência hereditária ou consumo por formação de imunocomplexos (glomerulonefrites, lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatóide).
Coleta do sangue para exame CH50
Para realizar o exame complemento total CH50 é indicado fazer um jejum de 4 horas, depois realizar a coleta do material biológico.
O material a ser coletado será o sangue, retirado da via do braço, depois será colocado em tubos de ensaio para análise.
O teste também poderá ser realizado em outros materiais biológicos, como líquido sinovial ou líquido pleural.
A análise funcional do sistema de complemento se baseia na determinação de unidades hemolíticas (CH50) que correspondem à diluição do soro, que produz 50% de lise do sistema hemolítico.
Veja também sobre o complemento C3 sérico.
Valores normais – Referência
Exame CH50 realizado por meio de teste enzimaimunoensaio os valores normais devem estar entre 60 a 265 U/CAE.
U CAE: Representa a Atividade do Complemento.
Vários laboratórios adotam estes valores, mas em alguns casos, dependendo de métodos e kits, apresentam outros valores normais.
Níveis baixos de complemento total hemolítico CH50 podem ocorrer durante infecções, exacerbação da doença em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico e em pacientes com doenças imune complexas, como a glomerulonefrite.
Níveis indetectáveis sugerem a possibilidade de uma deficiência de componente do complemento.
Os ensaios dos componentes do complemento individual são úteis para identificar a deficiência específica.
Elevações dos níveis de complemento também podem ocorrer nas doenças reumáticas como resultado de síntese aumentada associada ao grupo de outras proteínas da resposta inflamatória de fase aguda.
Ola tdo bem? Fiz o teste ch50 no meu filho e deu 68 o result
Fui diagnosticada com síndrome de Sjögren e meu ch50 tem um resultado de 172,4 U cae, os valores normais seriam de até 145 U cae, não sei o que tenho agora pois em algumas pesquisas que fiz dizem que posso estar com sarcoma, leucemia ou doença de hodgkin. E agora o que eu faço?
Fui diagnosticada com lúpus e estou em tratamento há alguns meses e meu exame deu 22,4
Meu deu 180
Tenho lúpus sistêmico eriamatoso….
Meu ch50 seu 89.9
Boa noite. O CH50 do meu filho deu 33,7. Ele tem vermelhidão no rosto de vez em quando, a alergista pediu esse exame. Não tem mais nenhum sintoma de lúpus pelo q pesquisei na internet..
Oiii
A mais de 14 anos fui diagnosticada com a SAF…
Fiz um exame a um mês e meu resultado do Ch50 sírio deu 145.9…
Estou com o mesmo problema da sua esposa, só que ainda não peguei meu resultado de CH50, tenho anticorpos alterados tbm, FAN, ANTI-TPO… Porém em baixas titulações, estou dando lesões de pele por cima dos pés e nos cotovelo, aí falaram falaram que era Dermatite Atópica, Dermatite hipertiforme…. fiquei nessa de novembro à janeiro, só que piorei, comecei a sentir artralgia, dar febre direto, tossir e ter fraqueza muscular, e comecei a apresentar paralisia do sono com muita frequência.
ATÉ AGORA NÃO SEI O QUE TENHO.
Bom dia,meu nome Sandro minha esposa fez esse exame de sangue CH50,e resultado deu 361U/CAE ela esta com coceira no corpo que irrita a pele inflama corpo todo…