CientíficosBNDES financia pesquisas que beneficiam portadores de hemofilia, aids...

BNDES financia pesquisas que beneficiam portadores de hemofilia, aids e câncer

Importante pesquisa na área da saúde será custeada pelo BNDES, até que enfim, boas ações. O banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social irá colaborar no desenvolvimento de pesquisas, beneficiando pessoas portadoras de doenças como hemofilia, aids e câncer. O valor aplicado será de R$ 7,2 milhões, que serão usados em projeto de pesquisa sobre o desenvolvimento de Medicamentos para Uso em Hematologia/Hemoterapia.

Nada mais justo, o BNDES, que apresenta na sua sigla “desenvolvimento econômico e social” fazer seu papel, colocar em prática sua missão, proporcionando aos pesquisadores destes e de outros projetos, melhores condições para chegarem a resultados aplicáveis ao cotidiano de muitos pacientes que sofrem com as constantes crises que suas patologias lhes impõem.

cientific.gifQuanto ao referido projeto, sua principal meta é produção de biofármacos, dois serão fatores de coagulação, por técnica de engenharia genética, a partir de plasma (sangue) de doadores. Beneficiando pacientes hemofílicos e trazendo economia aos cofres públicos, já que não terá que importar as matérias-primas usadas hoje em dia. Já o terceiro biofármaco chamado de G-CSF, é uma proteína estimulante da produção de glóbulos brancos, os leucócitos, pois, a maioria dos pacientes com câncer e aids tem deficiência de glóbulos brancos devido à própria doença e também por influência dos medicamentos usados para tratamento.

A busca por novidades em tecnologia em âmbito nacional seria caminho importante para o mercado de medicamentos e equipamentos seguir, assim daria enormes passos rumo a ótimas descobertas, com boa possibilidade de se firmar como grande força na produção de biofármacos, tendo como ponto ao seu favor a diversidade de plantas encontradas em várias regiões do país, uma riqueza que poderia ser bem explorada, de forma sustentada, mesmo não sendo este o caso das pesquisas acima abordadas.

Estudiosos, pesquisadores e cientistas no Brasil fazem milagres, descobrem coisas valiosíssimas para beneficiar pacientes, desamparados pelo estado, muitas vezes chegam a usar verbas próprias para seguirem suas pesquisas. Temos portanto, pesquisadores com grande potencial, e uma fauna e a flora rica, que oferece imensas possibilidades de exploração, sendo fonte de várias substâncias químicas para curar enfermidades que assolam a população mundial, como a aids e o câncer.

No meio destes dois extremos está o governo com suas instituições arcaicas e falidas, que deveriam ser o elo de ligação através de ações de provimento financeiro das intenções e idéias contidas em projetos destes pesquisadores, sempre muito bem embasados e com fortes argumentos.

Os financiamentos para pesquisas científicas começam a ganhar força, e romper este abandono governamental de muitos anos. Mesmo sem uma estrutura bem definida para estas ações, principalmente por não termos uma política clara, como é o caso das pesquisas com células tronco, prova disso é a grande quantidade de projetos que não conseguem apoio e acabam sucumbindo, e com eles vai a esperança de muitas pessoas que sonham em ver descobertas curas e nova terapias e novos medicamentos para seus males eternos.

Silvano Vilela
Silvano Vilelahttps://www.plugbr.net/about/
Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

2 COMENTÁRIOS

Subscribe
Avisar para
guest

2 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Entenda fácil

Neutrófilos no resultado do exame de sangue hemograma

Os neutrófilos são um tipo de células brancas do sangue

Bilirrubina direta alta, veja causas do exame alterado

Bilirrubina direta alta, entenda causas do exame de sangue alterado

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Não deixe de ler

Lançamento do fórum virtual para debater DST e Aids

Uma iniciativa do programa nacional DST e Aids o...
spot_img

Você pode gostarFácil
Simples, para que todos entendam

2
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x