O estoque de sangue cai no início de cada ano em virtude das festas e férias do período e se agrava com a chegada o carnaval, época que o consumo de sangue aumenta devido a brigas e acidentes, por isso este é o momento de colaborar doando sangue em qualquer banco de sangue perto de sua casa.
Nesta época os doadores de sangue mais regulares, aqueles que doam frequentemente, diminuem as doações, principalmente por estarem de férias, este é um dos motivos da redução dos estoques, aliado ao maior consumo de bolsas de sangue, a situação muitas vezes fica complicada nas unidades de distribuição de sangue para hospitais e clínicas.
Principalmente se você tem sangue com fator negativo, “O” “Negativo” é um dos mais utilizados, pois poderá ser prescrito em urgências que não existe tempo suficiente para realizar as provas de compatibilidade, este tipo pode ser tomado pelo paciente grave. Colabore, doe sangue, este e todos os outros tipos sanguíneos são extremamente necessários.
Veja algumas recomendações para doação de sangue, e o que acontece depois da doação do sangue.
Outras informações sobre a doação de sangue:
- A quantidade de sangue retirada em cada doação é recuperada rapidamente.
- Todo o material utilizado na coleta do sangue é descartável, garantindo a segurança do doador.
- Doar sangue não altera a pressão arterial, não engrossa nem modifica o sangue.
- O doador não tem nenhuma obrigação de doar sangue novamente. Só faz isso se quiser, com intervalo de aproximadamente 3 meses entre cada doação.
- É necessário um documento de identificação com foto emitido por órgão oficial, ou cópia autenticada.
Colabore também divulgando para seus amigos, ou em seu blog.