Vou comentar a pedido de um leitor do blog sobre um assunto que é visto por muitos como algo que não deve ser realizado, por isso delicado, mas que deve ter uma atenção especial por ser fonte de inúmeras dúvidas, se você não tem interesse nestes temas que envolve questões sexuais, por favor, siga para outros textos no blog.
Um termo ainda pouco conhecido, “anilíngua” ou “anilingus”, ou ainda “beijo grego” tem ganhado popularidade e passa a ser comentado com mais frequência por estar sendo usado na prática sexual por maior número de pessoas. Consiste na inserção da língua de uma pessoa no ânus de outra, usado geralmente nas preliminares do sexo anal para tornar flácido o esfíncter. Mas quais as consequências desta forma de praticar sexo para a saúde, e quanto ao vírus HIV, aumenta a probabilidade de transmissão ou o risco não existe? Veja o que está sendo abordado sobre o assunto.
Sabemos que o ânus é uma região de grande concentração bacteriana, no laboratório quando fazemos uma lâmina do material biológico fezes, produto que passa por este local, podendo ficar resquícios na região, temos como resultado ao microscópio a presença de inúmeras bactérias gram positivas e negativas, além de poder ter presença de protozoários e helmintos.
Não quero jamais desestimular as pessoas a manter esta prática, mas estou comentando sobre os microrganismos que podem e geralmente estão presentes na região anal, quero apenas demonstrar os problemas envolvidos e quais atitudes que podem minimizem os riscos presentes nesta forma de relação.
Relatos contam que a atitude reserva sensações diferentes, mas saiba que pode ser pouco aconselhado sob o ponto de vista da saúde propriamente dito, mesmo o sexo, como apontam pesquisas, proporcionando benefícios visíveis para a saúde, mas quando realizado de forma segura.
Quais os riscos para a saúde
Na verdade, este texto foi escrito motivado pela dúvida de um leitor que nos deixou a seguinte pergunta:
Ola doutor na sexta pratiquei anilingus aonde fui eu quem recebi a pratica! Se o parceiro tiver contaminado pelo hiv quais as chances deu ter sido contaminado? Só praticamos isso e beijos! Por favor me responda! Agradecido.
Probabilidade de ter ocorrido uma infecção existe, principalmente no caso da outra pessoa ter feridas na língua ou em outra região da boca. A possibilidade de ocorrer uma transmissão viral neste caso é pequena, mas deve ser considerada.
Vários tipos de bactérias estão presentes na região anal e também na boca, mas se carreadas para regiões diferentes das que normalmente estão presente podem se tornar agressivas, levando ao surgimento de infecções.
Hepatites e parasitoses também podem ser transmitidas pela anilíngua. Um parasita conhecido como oxiúros ou Enterobius vermiculares, habita o intestino e põe seus ovos na região peri-anal, a verminose é adquirida ao levar os ovos até a boca, a chegada dos ovos deste helminto, ou outros, ao aparelho digestivo pode ocorrer por diferentes mecanismos, um deles seria a prática da anilíngua. A doença causada por um protozoário, amebíase também representa um perigo nesta prática, além das DSTs como sífilis.
Outro caso que pode ocorrer é a pessoa que está recebendo esta prática ter problemas de hemorróidas, e estas podem sangrar e caso a pessoa que está fazendo, principalmente quando portar feridas na região lingual ou mesmo em outros locais da boca, receba este material na região da ferida, pode ocorrer transmissão de vírus ou bactérias.
Mecanismos para minimizar riscos
A principal medida que deve ser tomada é lavar muito bem o ânus, usando bastante sabão e água, desta forma será eliminado grande parte de substâncias que podem ser prejudiciais.
Também tem sido usado com frequência o preservativo como barreira para evitar carrear produtos presentes na região anal para a boca, cortando e abrindo a camisinha ao meio e colocando no local para realizar a prática.