Na consulta com seu médico ele poderá solicitar um exame conhecido como Alfa fetoproteína ou AFP, trata-se de uma molécula produzida durante a formação do embrião e do feto. A dosagem da AFP é realizada principalmente em suspeitas de alguns tipos de malformação congênita em mulheres grávidas, e quando solicitado o teste para adultos ou crianças o objetivo é investigar algum tipo de tumor.
O exame de sangue AFP serve para diagnosticar ou para monitorar carcinoma hepatocelular e tumores de células germinais; avaliação de risco para defeitos no tubo neural e outros defeitos no útero; distinção entre hepatite neonatal e atresia biliar neonatal.
Valores aumentados de Alfa Fetoproteínas
Valores altos ou aumentados podem ser vistos em carcinoma hepatocelular e tumores de células germinais.
Também em tirosinemia hereditária – doença hereditária do metabolismo do aminoácido tirosina, ataxia – que é a incapacidade de coordenação dos movimentos musculares voluntários, teleangiectasia, persistência hereditária de AFP.
Alfa-fetoproteína elevada no soro materno, colhido entre 16 e 18 semanas detectam defeitos do tubo neural, metástases hepáticas de carcinoma de estômago e pâncreas, hepatite neonatal, carcinoma embrional, teratocarcinoma, coriocarcinoma, outras doenças hepáticas (em menores concentrações).
Artigos de revisão e teses
Mariza Leitão e colegas destacam em um artigo revisão sobre o assunto – “A atresia biliar representa um dos maiores desafios da hepatologia pediátrica, por se tratar de afecção que tem semelhança clínica e laboratorial com outras doenças colestáticas do período neonatal, com indicação cirúrgica antes dos 60 dias de vida”
Ana Margarida Mendes comenta em seu trabalho de Tese de Mestrado sobre “Relação entre Alpha-fetoproteína, Doença Hepática Crónica e Carcinoma Hepatocelular”.
Valores diminuídos: em anormalidades cromossômicas ( Síndrome de Down – trissomia 21, e Síndrome de Edwards – trissomia 18).
Como fazer para coletar o sangue para realizar o exame AFP
A coleta de sangue deve ser de preferência no período da manhã em um laboratório de sua confiança.
Deverá ficar em jejum de 4 horas antes de colher o sangue da veia do braço para realizar o teste, o resultado geralmente é disponibilizado no dia seguinte a coleta.
Valore normais e alterados
Valores normais para não gestante deve estar inferior a 9 ng/mL para alguns laboratórios, outros que realizam pela metodologia eletroquimioluminescência o valor normal é inferior a 13,7 ng/ml.
No caso de gestantes o valor médio
Até 15 a semana de gestação 32,4,
Até 16a semana de gestação: 36,3,
Até 17a semanas de gestação: 42,3,
Até 18a semana de gestação: 48,5,
Até 19a semana de gestação: 56,1,
Até 20a semana de gestação: 64,8.
Valores altos com quantidades de 100.000 ng/mL pode ser encontrado e recém-nascido normais.
Mas esses valores decrescem rapidamente nos primeiros 6 meses de vida, atingindo níveis normais dos adultos por volta dos 10 a 12 meses.