A maioria das vezes para economizar tempo o médico abrevia o nome de muitos exame, os casos mais típicos são dos exames de urina e do hemograma, aqui mesmo no blog é frequente receber perguntas de pessoas que foram ao centro de saúde e depois da consulta recebeu um pedido de testes laboratoriais, mas não conseguem identificar o nome do exame, seja para ligar nos laboratórios para averiguar preços ou mesmo por curiosidade de saber o nome.
Selecionei algumas abreviações mais utilizadas no caso do Hemograma: HG, HC, H, HGM, HGMA, HEMOGRAMA, HEMOG, HT+HB+L, L+E, SB+SV ou é solicitado partes do hemograma: série vermelha, série branca, leucócitos, hemácias ou eritrócitos, Hematócrito e hemoglobina HT e HB, plaquetas. Em algumas regiões outros nomes são utilizados.
O hemograma é importante para auxiliar o diagnóstico de doenças hematológicas, verificar se tem anemia, leucemia, processos infecciosos ou inflamatórios, além de ser importante também para acompanhar a resposta do organismo a algum tratamento medicamentoso, verificando se está regredindo o problema, caso contrário poderá mudar a medicação ou o procedimento terapêutico geral. Também fornece valiosa informação no caso da dengue pois ele traz incorporado o resultado das plaquetas, primordial para sabermos a gravidade e evolução do quadro desta e de outras doenças que afetam o sistema de coagulação do sangue.
O hemograma oferece também uma informação que ajuda o médico esclarecer se é uma infecção viral ou bacteriana, e o resultado fornece indícios substanciais para dizer que o agente causador é bactéria ou vírus. Além de também fornecer dados que indiquem uma parasitose, os eosinóflos.
Colabora na elucidação de processos inflamatórios, leucemias e intoxicações.
A informatização é a melhor solução para gerar solicitações impressas, claras e o paciente tenha o direito de ler seus pedidos assegurados, o médico tenha condições de atender mais pacientes, ou cumprir suas metas, agiliza suas atividades e melhora a relação com o paciente.