×

Doenças do sistema imunitário pode aumentar o risco de coágulos sanguíneos em pacientes hospitalizados, doenças como lúpus e artrite reumatóide podem levar ao desenvolvimento de coágulos no sangue durante internações hospitalares, segundo pesquisa.

Os resultados foram publicados na versão online da edição atual da revista BMC Medicine. Enquanto todos os pacientes que têm cirurgia estão em risco aumentado de produzirem coágulos de sangue, o risco parece ser ainda maior em pacientes com doenças imunológicas, alerta um dos pesquisadores, Dr. Michael Goldacre.

Avaliando prontuários de pacientes internados por doenças do sistema imunológico, pesquisadores encontraram índices significativamente elevados de coágulos sanguíneos nas veias das pessoas com certas doenças auto-imunes, particularmente aqueles com lúpus e poliarterite nodosa, uma doença dos vasos sanguíneos em que as artérias se tornam inchadas e danificadas.

A nível de exames de sangue eu diria que pacientes com estas patologias deveriam ser acompanhados com exames de coagulação do sangue – Coagulograma, com mais frequência, principalmente aqueles que se encontram hospitalizados aguardando por cirurgias, mais um problema além daquele abordado recentemente – adiamento da cirurgia eletiva, após um paciente estar internado no hospital aumenta consideravelmente o risco de complicações provenientes de infecções.

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Autor

silvanocv@gmail.com

Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

Posts relacionados

Rato de laboratório

O rato de laboratório é uma das espécies de animais mais utilizadas em pesquisas científicas

Leia tudo

Como a Inteligência artificial IA pode ajudar médicos a tomar decisões

Inteligência Artificial (IA) presente na área da saúde pode ajudar médicos a tomar decisões

Leia tudo

Protocolo de Antissepsia e Desinfecção n-CoV-2, medidas para a estruturação de barreiras químicas proteção contra o n-Coronavirus

Este é um ótimo trabalho desenvolvido pelo professor Marcelo Soares Crespo – Farmacêutico-Bioquímico – CRF-MG 36199 Professor de Pós-Graduação em Farmácia Clínica...

Leia tudo

Hidroxicloroquina e azitromicina como tratamento de COVID 19, conheça o estudo e resultados para coronavírus

Philippe Gautret e colegas realizaram recentemente em Marselha na França um estudo avaliando o uso da Hidroxicloroquina e em alguns casos associado...

Leia tudo
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x