Até mesmo para os adultos o momento da coleta de sangue é extremamente tenso, o medo toma conta das pessoas. Agora imagine para as crianças que ainda não possuem uma condição psicológica capaz de lidar com estas situações de perigo iminente. Por isso devemos entender esta reação dos pequenos e tentar acalmar.
Além disso tem aquela situação que comentei em “Não faça terrorismo com seu filho ameaçando tirar sangue ou dar injeção” – Muitos pais fazem terrorismo com seus filhos dizendo, “Se não comer tudo, vou te levar para tirar sangue. Ou, “Se mexer mais uma vez no controle da televisão vou levar você para tomar injeção”. Esta metodologia é falha.
Reuni alguns vídeos para mostrar a tensão e o medo que as crianças sofrem no momento da coleta de sangue, veja.
OBS: vídeos foram descontinuados.
Na internet encontramos várias situações. Também tem crianças que resistem bravamente.
Os curiosos atrapalham. Tem mais menino bravo! Por falar nisso geralmente os meninos são bem mais medrosos do que as meninas.
Algumas situações o medo é tanto que entram em pânico. A mãe ou pai não deve ameaçar, procure sempre conversar, propor coisas boas, falar de assuntos que a criança goste, de desenhos animados que ele curte, tire o foco da coleta, deixe as preocupações relacionadas com a retirada do sangue propriamente dita para a equipe de coleta.