O governo dos EUA criou um vídeo bem interessante que mostra todas as vertentes da tecnologia da informação aplicada na área da saúde, uma animação que explica ao consumidor de saúde americano como aderir a registros médicos eletrônicos (RME).
A tecnologia da informação na saúde leva usuários e trabalhadores da saúde a um novo patamar, atualiza a gestão e o atendimento ao consumidor, melhora a comunicação com médicos.
Mostra a importância de manter um banco de dados de informação de saúde para ter um histórico de atendimentos e procedimentos, favorecendo a intervenção do médico, reduzindo tempo para diagnóstico, tornando o processo mais dinâmico.
O objetivo do vídeo é criar uma maior participação na conversação de pacientes e seus prestadores de cuidados de saúde, e como eles podem aproveitar a tecnologia para melhorar seu atendimento e saber que este é um recurso a mais para os pacientes e suas famílias se informarem sobre seus problemas de saúde.
O governo relata os benefícios da TI para a saúde da família:
- Reduzir papelada
- Obter informação com precisão para as mãos de quem realmente necessita dela
- Ajudar seus médicos coordenar o seu tratamento e proteger a sua segurança
- Reduzir os testes e procedimentos desnecessários
- Acesso direto aos registros de saúde.
Além dos benefícios, este é um direito do usuário ter acesso a estas informações e as ferramentas que estão disponíveis para gerenciar a sua saúde.