Pesquisadores apresentaram resultados de estudos iniciados a 15 anos, uma vacina contra a cocaína, mais um avanço importante no campo das vacinas, na última semana também foi apresentado o animador resultado da vacina contra AIDS. Aqui no blog já publiquei textos informando sobre exames para detectar drogas – Maconha, anfetaminas e morfina explico quais os métodos e como são encontrados nos materiais biológicos, urina e cabelo de pessoas que usaram algum tipo de droga, resquícios destas substâncias ilícitas, cocaína, por exemplo.
A vacina que está sendo desenvolvida age no sistema imunológico ativando a produção de anticorpos (agem contra os antígenos) anticocaína (cocaína seria um antígeno) bloqueando seu efeito no cérebro. Depois da droga ser neutralizada tem suas moléculas quebradas no fígado e posteriormente eliminadas do corpo.
Médicos da Universidade de Yale e da Escola de Medicina Baylor em seus estudos conseguiram com a vacina impedir que 38% de um grupo de voluntários viciados chegassem ao estado de alucinação.
Testes de urina realizados nos voluntários mostraram que 45% do grupo que tomou a vacina parou de consumir cocaína, contra 35% dos que tomaram o placebo.
Médicos acreditam que doses repetidas da vacina podem ajudar pacientes dependentes e prevê um tempo de tratamento de dois anos. A Iara Grisi tem mais informações em seu blog, acompanhe.