As clínicas de imunização estão oferecendo a vacina conjugada pneumocócica 13 valente (P 13), ela proporciona uma proteção maior que a tradicional 7 Valente (mais detalhes em vacina meningocócica e pneumocócica – Aplicação, doses, preço e a proteção) a 7-valente já oferecia imunidade contra os sorotipos do pneumococo 4, 6B, 9C, 14, 18C, 19F e 23F, a nova vacina protege ainda contra antígenos 1, 3, 5, 6A, 7F e 19A, este último, o tipo mais comum no Hemisfério Norte e cuja presença é também detectada no Brasil.
A vacina protege contra doenças pneumocócicas, causadoras de meningite bacteriana, pneumonia, septicemia e otite, além de outras doenças. A vacina deve ser tomada logo no início da vida, recomendado três doses, aos dois, quatro e seis meses de idade, seguidas por um reforço aos quinze meses.
Esta nova vacina proporcionará uma imunidade contra 93% dos tipos de pneumococos. Já comentamos aqui no blog sobre as vacinas meningocócica e pneumocócica incluídas no calendário de imunização do SUS, neste caso a vacina oferecida é a 10 – valente.
No caso do esquema vacinal em que o bebê estiver tomando a Prevenar 7, poderá passar a tomar a 13-valente. Se o esquema vacinal estiver usando a 10-valente, aquela distribuída nos postos de saúde, a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM) indica que tome todas as doses restantes da 10-valente, pois ainda não esta concluído o estudo para identificar possíveis interferências com a realização desta troca. Garanta uma proteção completa dando mais uma única dose da 13-valente antes da criança completar 2 anos. Se o esquema vacinal usado foi com a 7-valente é indicado ministrar mais uma dose da 13-valente.
Em muitas regiões a rede pública ainda não conseguiu suprir todos os postos de vacinação com a pneumocócica 10-valente, conforme relatos de muitas mães, mas acredito que em breve a rede de atenção básica vai ter condições plenas de oferecer a vacina, e espero que avaliem prontamente a necessidade de ajuste para ministrar a 13-valente.