Usando um celular com boa câmera e um aplicativo instalado é possível avaliar a concentração de hemoglobina, HemaApp vai verificar a cor do sangue e estimar as concentrações de hemoglobina. Desenvolvido na Universidade de Washington, o aplicativo usa luz da câmera do telefone para detectar a intensidade da cor de sangue que circula no dedo.
Saber o nível de hemoglobina no sangue é uma informação fundamental para verificar se a pessoa está com anemia, a hemoglobina transporta O2 para os tecidos, é uma proteína formada por dois componentes, o heme e a globina. No exame hemograma completo temos a informação sobre níveis de hemoglobina, hemácias, leucócitos, plaquetas e outros. No método proposto, é usado a câmera do celular para estimar o valor de hemoglobina, útil para profissionais de saúde que atendem pacientes em comunidades afastadas dos grandes centros.
Como é identificado o nível de hemoglobina usando o celular
Neste tipo de análise, a pessoa coloca um dedo sobre a lente da câmera do telefone celular, com o aplicativo acionado, pressionando um pouco o dedo.
A luz LED brilha através do dedo, a câmera capta informação da cor do sangue para detectar características específicas, o App faz vários cálculos e aponta a quantidade estimada de hemoglobina.
Em várias condições seria ideal identificar níveis de hemoglobina usando o aplicativo em um simples celular, pelo menos como uma informação de restreio, e posteriormente o exame hemograma completo seria solicitado para confirmar alguma alteração e esclarecer o caso.
Mecanismos de diagnóstico que utilizam equipamentos simples e de fácil acesso sempre são bem-vindos em muitas regiões remotas, além de favorecer equipes de agentes de saúde, ou de profissionais de saúde que trabalham com comunidades indígenas.
O método criado pela equipe da Universidade de Washington, usando um Nexus 5, serve como um detector de anemia portátil, o aplicativo HemaApp faz vários cálculos complexos visando estimar as concentrações de hemoglobina no sangue.
A equipe que trabalha no app diz que ele é bastante preciso em suas estimativas e quando usado uma luz extra ou acessório de iluminação LED, funciona ainda melhor.
A nova tecnologia está descrita e recebeu um prémio de “Melhor Trabalho” na UbiComp 2016.
Porém, o aplicativo móvel não se destina a substituir os exames de sangue tradicionais, como hemograma, que permanecem sendo a maneira mais precisa para medir a hemoglobina, apenas trazem uma solução para apoio no rastreio rápido em algumas situações.