Uma parceria entre o Ministério da Saúde em cooperação com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) e ENSP, surgiu a Unasus – a Universidade Aberta do Sistema Único de saúde, para oferecer por meio de um campo virtual em saúde pública (CVSP) ensino a distância, para formação dos profissionais do SUS, coordenada pela ENSP – Escola Nacional de Saúde Pública, a Unasus, por meio de seus parceiros e coordenação está realizando a oficina do projeto piloto de especialização em saúde da família, 17.11, em Brasília.
O evento envolve apresentação do modelo CVSP e cooperação para o aprendizado em rede. Além das organizações parceiras do projeto, gestores do SUS, universidades e grupos hospitalares, também estão presentes.
A proposta da Unasus é qualificar, até 2011, 52 mil trabalhadores da saúde, incentivando a carreira dentro do programa de Saúde da Família, por meio de cursos a distância pela internet, e outros meios que consigam atingir o maior número possível de trabalhadores. Saúde do idoso e formação gerencial, também serão oferecidos.
Utilizando a estrutura que a ENSP possui o CVSP apresenta um modelo tecnológico qualificado de acordo com padrões internacionais.
Tenho uma expectativa muito boa com este projeto Unasus, pois acredito, que estas instituições serão capazes de levar o ensino aos profissionais de saúde que não conseguem ter acesso a novas tecnologias, devido a longas distâncias das escolas de saúde e dificuldade de deixar seu posto de trabalho.
Todo material desenvolvido será livre para todos os interessados, por meio de bibliotecas virtuais, CDs, DVDs e impresso.
O campos virtual em saúde pública será formado por uma rede de pessoas que compartilham conteúdo, informação e experiências, garantindo melhorias de todo o conjunto de trabalhadores e gestores, uma educação permanente em saúde.