Grande parte das pessoas que visitam este blog sabem que sou contra a maioria das políticas de saúde do governo brasileiro, entre elas, cito: política de “controle da natalidade”, as maneiras de financiar a saúde, primeiro por meio da CPMF, raras migalhas aplicadas, e agora a tentativa de enfiar goela abaixo a CSS, além de outras.
Costumo criticar, mas aponto alternativas viáveis e também elogio quando a intenção não é demagógica ou eleitoreira. Neste caso é uma das poucas vezes que tenho o prazer de fazer isso.
Como já comentei em um post anterior sobre a importância da capacitação, só com qualificação é possível melhorar os serviços de saúde no país.
Alinhado com esta idéia de capacitar os profissionais de saúde, o governo acaba de lançar a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNASUS), que irá oferecer cursos a distância para especialização de profissionais, especificamente neste primeiro momento nas áreas da saúde da família, capacitação gerencial e saúde do idoso, em parceria com o (EAD/ENSP). Além da internet como meio para os estudos, outras formas de transmitir as informações serão usadas.
Vou aguardar para fazer novas observações e trazer notícias aos profissionais de saúde interessados em fazer cursos ou tornar-se um universitário da UNASUS. Torço para que esta idéia de certo e renda bons frutos, quem ganha são os usuários dos serviços de saúde.