É o que se podemos chamar de notícia deliciosa, uma porção de chocolate todo dia pode trazer benefícios para a saúde, este é o resultado de uma pesquisa realizada pelo Instituto Luxemburgo de Saúde (LIH), mas não é só alegria, alertam para a qualidade do chocolate e sobre a necessidade de atividade física, dieta e outros fatores de estilo de vida.
Comendo uma pequena quantidade de chocolate por dia pode ajudar a prevenir diabetes e resistência à insulina. Foi uma das conclusões da pesquisa do Instituto Luxemburgo de Saúde (LIH), da Universidade de Warwick Medical School, da Universidade da Austrália do Sul e da Universidade de Maine e publicado no British Journal of Nutrition.
Ao todo 1.153 pessoas participaram da pesquisa, com idades entre 18-69 anos, as avaliações incluiram observação de Risco Cardiovascular. Verificou-se que aqueles que comeram 100 g de chocolate por dia havia reduzido a resistência à insulina e melhoradas das enzimas hepáticas. A resistência à insulina é um fator de risco bem estabelecido para doença cardiovascular.
Com base neste estudo e outros realizados anteriormente por vários institutos, os produtos à base de cacau podem representar uma recomendação dietética adicional para melhorar a saúde cardiometabólicas, no entanto é importante diferenciar entre o cacau produto natural e do produto altamente processado, que é um alimento denso em energia. Portanto, a atividade física, dieta e outros fatores de estilo de vida deve ser cuidadosamente equilibrada para evitar o ganho de peso negativo ao longo do tempo.
O documento concluiu que mais investigação observacional e estudos randomizados controlados são necessários para entender o papel que o chocolate pode desempenhar na resistência à insulina e alterações cardiometabólicas.