Pessoas que sofrem de asma e demais problemas pulmonares crônicos normalmente fazem uma medida de sua função pulmonar no consultório do médico, ao soprar em um tubo conectado ao equipamento conhecido como espirômetro o paciente tem um resultado das condições do seu pulmão, mas o equipamento tem custo elevado e poucas são as chances que este paciente pode ser monitorado.
Testes mais frequentes em casa realizados pelo próprio paciente medindo o volume de ar de seu pulmão, poderia ajudar o médico a detectar problemas mais cedo, evitando atendimentos de emergência e de internação.
Pesquisadores da Universidade de Washington e Hospital Infantil de Seattle, desenvolveram uma ferramenta para melhorar a vida das pessoas, permite monitorar sua função pulmonar em casa, com um movimento simplesmente soprando em um iPhone 4S com a app SpiroSmart instalada o monitoramento será realizado. Um estudo apresentado mostra que na comparação de resultados o aplicativo demonstrou exatidão muito próxima aos dispositivos comerciais, atendendo aos padrões da comunidade médica para este item de avaliação.
Monitorar a saúde do pulmão mais vezes, no conforto do lar será como controlar a glicose nos novos glicosímetros portáteis.