É visível a disseminação dos tablet em todas as áreas profissionais, o gadget iPad está presente em todos os campos de trabalho para facilitar as tarefas desenvolvidas, agilizar as atividades, melhorar o rendimento geral. Isso é realmente bom, mas na área da saúde existe particularidades que representam problemas para o uso do dispositivos.
Para poder usar com eficiência o equipamento, que possui tamanho bem reduzido, é necessário que seja criado acessórios para manter o aparelho com firmeza nas mãos.
Para conseguir usar o iPad em todos os ambientes da saúde, principalmente ao lado do leito do paciente em hospitais, exige-se um cuidado especial com relação a infecções hospitalares, uma preocupação das comissões de controle de infecções hospitalares CCIH, para isso é necessário criar mecanismos ou dispositivos que reduzam este perigo.
Falamos em outra oportunidade sobre o AirStrap Med, o acessório que envolve o iPad e com um encaixe para a mão, oferecendo oportunidade de manter o gadget em apenas uma das mãos, ficando a outra liberada, mas a possibilidade de bactérias e fungos se fixarem nesta superfície porosa é grande, aumentando as infecções na área hospitalar, conforme comentamos anteriormente.
Buscando uma forma de evitar a disseminação de bactérias por meio destes dispositivos, Dr. Paul Webber, um médico de emergência em Santa Bárbara no estado da Califórnia, desenvolveu o seu próprio dispositivo periférico, exclusivo chamado a BakBone.
O conjunto BakBone um imã e um anel de apoio que flutua acima do tablet – os ímãs são posicionados para nunca deixá-lo entrar em contato com o tablet de volta. Você pode tirar o seu BakBone sobre o ímã quantas vezes quiser e girar como quiser, mas a parte inferior do anel nunca vai tocar no tablet.
O dispositivo está sendo fortemente indicado para ser incorporado aos iPads usados nas áreas de saúde, com sua superfície não porosa, e de fácil limpeza, evitando infecções hospitalares.
O valor do Bakbone é de $34.95.