Uma nova opção para mulheres que usam o conhecido DIU está na fase de testes. IUB é uma ótima notícia para qualquer mulher que procura um anticoncepcional seguro e confortável que não envolve hormônios. Veja como funciona e os diferenciais.
O IUB – (Ball intra-uterino) (BIU) começa a ser avaliado em testes clínicos. Análises preliminares mostraram resultados bastante satisfatórios, com uma avaliação muito boas das usuárias.
O DIU convencional ainda apresenta, apesar de estudos recentes mostrarem boa ação, com indicações de uso pela FDA, vários inconvenientes impedem seu uso em maior escala.
O IUB é produzido para reduzir os efeitos colaterais comuns do DIU, como menorragia e desconforto, bem como reduzir os riscos durante a colocação do dispositivo. Diferente dos DIUs de corrente, o IUB é um dispositivo tridimensional que é formado para ser totalmente compatível com a cavidade uterina.
Além disso, tem características que devem ser consideradas, como servir de plataforma para aplicação de medicamentos. Produzido por Ocon Medical CEO.
Como o DIU o novo produto faz parte de um grupo de contraceptivo mais comum de contracepção reversível que existe, inclusive um parecer recente publicado pela Food and Drug Administration EUA (FDA) inclui uma recomendação para usar o DIU para contracepção por mulheres que nunca tiveram filhos, incluindo adolescentes, além de mulheres grávidas. Recentes publicações médicas, como em New England Journal of Medicine citam a superioridade do DIU em termos de eficácia (20 vezes mais eficaz na prevenção da gravidez do que pílulas anticoncepcionais para as mulheres jovens), e menor custo comparado com outros métodos anticoncepcionais reversíveis, como o pílula e preservativos.
Como funciona o DIU e o UIB
Uma vez implantado na cavidade uterina, o IUB se afasta do fundo, mantém um diâmetro maior do que o canal cervical e tem uma flexibilidade superior em comparação com os dispositivos atuais. Essas características são esperadas para reduzir a taxa de complicações e efeitos colaterais.
Outra vantagem é que nenhum treinamento médico especial é necessário para começar a usar o IUB.