Neste dia 14 de novembro é dia mundial do diabetes dia de conscientizar a sociedade da grande importância de identificar o diabetes logo no início da doença, e uma preocupação é o grande número de crianças e adolescentes que estão desenvolvendo a doença. Por volta de 900 monumentos espalhados pelo mundo estão iluminados de azul, no Brasil são mais de 106 iluminados com a luz azul:
- Arco de Entrada da Universidade Federal de Santa Maria (RS)
- Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco – Recife (PE)
- Associação Catarinense de Medicina – Florianópolis (SC)
- Associação Comercial e Industrial de Joinville – Joinville (SC)
- Associação dos Diabéticos de Itajaí e Navegantes – Itajaí (SC)
- Associação Riograndense de Apoio ao Diabético – Porto Alegre (RS)
E o Cristo Redentor no Rio de Janeiro.
A lista completa está no hotsite da SBD para a campanha. E os monumentos pelo mundo podem ser identificados no site da Wold Diabetes day.
Sinais importantes para o diagnóstico do diabetes, muita sede e fome, excesso de vontade de urinar, perda ou ganho de peso, alterações na visão, cansaço físico, infecções freqüentes, lesões nas pernas e nos pés de difícil cicatrização, pode ser um alarme, fique atento.
Em um outro texto que escrevi para o blog, comentei sobre o importante fator hereditário que carrega o diabetes, se sua mãe, pai ou alguém da família tem a doença, redobre a atenção.
A rede de saúde básica dos municípios disponibilizam o exame de sangue para avaliar o nível de glicose. A população pode ter acesso ao exame procurando os postos de saúde municipais, que contam na grande maioria, com laboratórios, ou equipamentos de testes rápidos para realizar a dosagem.
O ministério da Saúde é responsável pela compra e distribuição de insulina e deve ser encontrado em todos os municípios, além disso repasses são feitos para estados e municípios adquirirem medicamentos orais, utilizados por diabéticos.
Uma ótima fonte de informação sobre a doença encontra-se no site da Sociedade brasileira de Diabetes, que disponibiliza várias publicações, uma delas o ebook Diabetes na Prática Clínica, que tem quatro (4) módulos abordando todos os fatores envolvidos nesta doença.
O módulo 2 oferece: A Hipertensão no Paciente Diabético e a Nefropatia Diabética; A síndrome do pé diabético – aspectos práticos e fisiopatologia; Osteomielite em pé diabético, entre outros assuntos.
Surge um novo caso de diabetes no mundo a cada 5 segundos.
Não esqueça, participe do BlogSecreto, uma atitude em prol de uma criança carente, e ainda ganhe prêmios, um DVD portátil, camiseta e livro.
Até breve.