Um texto claro e de fácil entendimento, abordando questões relativas ao diagnóstico e tratamento de infertilidade, seja ela relacionada a mulher ou ao homem, sob a luz da medicina chinesa, Lyttleton descreve em seu livro, abordagens clínicas e aconselhamentos da pré-concepção à gravidez.
Apresenta uma boa fonte de pesquisa para aqueles casais que estão em busca de solução para o problema de infertilidade, como já abordamos em outros textos aqui mesmo no blog sobre ICSI, espermatozóides e espermograma, desta vez, a colaboração da medicina chinesa neste campo. Jane Lyttleton oferece no seu livro um estudo fisiológico e biológico da reprodução sob o olhar da medicina ocidental. Esta é mais uma opção para avaliação do problema da infertilidade e criação de mecanismos favoráveis para se chegar à gravidez, observando as nuances envolvidas no sutil processo de concepção, fecundação e desenvolvimento da gravidez.
Neste delicado campo da medicina não temos o direito de achar que apenas a medicina tradicional seja soberana, ela deve ser tratada como parte de uma gama de opções para alcançar a tão desejada gravidez.
Ao buscar o tratamento pela medicina chinesa ou pela medicina tradicional, não que sejam distintas, alias acredito que o ideal seria ambas, o importante é o equilíbrio e o bom senso em qualquer decisão.