A montadora japonesa Toyota apresentou recentemente um pacote de novidades tecnológicas voltadas para segurança de seus usuários, uma tradição que a empresa sempre busca aprimorar. Entre as novidades um sistema de segurança que toma o controle da direção quando o veículo não pode parar antes do impacto, para que o veículo possa se desviar. Mas a Toyota também mostrou um volante em desenvolvimento que mede os batimentos cardíacos do motorista para evitar acidentes que podem acontecer quando os motoristas sofrem ataques cardíacos.
Recentemente comentamos sobre o sistema SYNC dos carros Ford que permite conexão com os mais modernos equipamentos móveis e conexão com dispositivos médicos como medidor de glicose, sistemas de controle de alergias via web, seguindo a mesma tendência a Toyota está trabalhando para incorporar em seus automóveis sistemas que analisam a saúde do condutor proporcionando uma direção segura.
O sistema usado pela Toyota funciona com sensores ópticos montado no volante que captam um único sinal de ECG-lead, e alerta o condutor através do visor sobre qualquer anormalidade que precisam de atenção. Afinal acidentes de carro devido à pessoa atingida por ataques de coração ainda são muito comuns.
Em um sistema experimental instalado em um Prius, mostra o gráfico dos batimentos cardíacos do motorista e o eletrocardiograma pode ser visto no visor do sistema de navegação no carro. Qualquer alteração brusca no monitoramento o próprio sistema pode assumir o controle sobre o carro, se necessário e avisa o socorro médico para enviar uma ambulância até o local.
Além de alertar sobre quaisquer outras condições sérias, a Toyota também vê o sistema a ser utilizado como uma espécie de exame de saúde diário.