×

Já faz alguns anos que grupos de pesquisadores brasileiros estudam o veneno de uma aranha para tratar disfunção erétil, a impotência sexual, recentemente sites como, HealthDay News, Health.com, e outros, voltaram a destacar o assunto, “os cientistas podem ter descoberto uma nova maneira de tratar a disfunção erétil – usando o veneno de uma aranha mortal”, existe opiniões contra o uso de veneno para esta finalidade.

A disfunção erétil, também conhecida como impotência, afeta muitos homens em algum momento de suas vidas, e as indústria farmacêuticas ainda procuram desenvolver medicamentos, principalmente para pessoas que não podem tomar os já tradicionais do mercado.

A mordida da aranha brasileira armadeira Phoneutria nigriventer provoca uma ereção dolorosa, que pode durar várias horas e depois levar à impotência, os investigadores após isolar a toxina, conhecida como eretina, injetou uma forma purificada da toxina Tx2-6, em ratos que sofriam de hipertensão e disfunção erétil grave e obtiveram resultados favoráveis.

Como ocorre a reação

O processo de ereção começa com o estímulo sensorial, responsável pela liberação de óxido nítrico nos corpos cavernosos (estruturas cilíndricas irrigadas por vasos sanguíneos que dão sustentação e regulam a entrada de sangue no órgão sexual masculino).

Após essa etapa, aumenta a concentração do GMP cíclico. Ela é responsável pelo relaxamento dos músculos dos corpos cavernosos, permitindo a entrada de sangue, que mantém o órgão ereto.

Até então os medicamentos usados para este fim, aumentam os efeitos do óxido nítrico, uma substância química que relaxa a musculatura lisa do órgão sexual masculino, durante a estimulação sexual, ocorre inibição da produção de fosfodiesterase, enzima responsável pela interrupção da ereção, permitindo maior fluxo sanguíneo.

O veneno da aranha também trabalha para aumentar os níveis de óxido nítrico, mas através de um mecanismo diferente, A toxina TX2-6, aumenta a produção de óxido nítrico, uma das substâncias responsáveis pela ereção.

1 Comentário
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Twitter Comment


Novo post no plugbr – toxina de aranha brasileira é notícia em sites internacionais [link to post]

Posted using Chat Catcher

Autor

silvanocv@gmail.com

Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

Posts relacionados

Rato de laboratório

O rato de laboratório é uma das espécies de animais mais utilizadas em pesquisas científicas

Leia tudo

Como a Inteligência artificial IA pode ajudar médicos a tomar decisões

Inteligência Artificial (IA) presente na área da saúde pode ajudar médicos a tomar decisões

Leia tudo

Protocolo de Antissepsia e Desinfecção n-CoV-2, medidas para a estruturação de barreiras químicas proteção contra o n-Coronavirus

Este é um ótimo trabalho desenvolvido pelo professor Marcelo Soares Crespo – Farmacêutico-Bioquímico – CRF-MG 36199 Professor de Pós-Graduação em Farmácia Clínica...

Leia tudo

Hidroxicloroquina e azitromicina como tratamento de COVID 19, conheça o estudo e resultados para coronavírus

Philippe Gautret e colegas realizaram recentemente em Marselha na França um estudo avaliando o uso da Hidroxicloroquina e em alguns casos associado...

Leia tudo
1
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x