×

Controle da pressão arterial é importante para prevenir acidentes vasculares cerebrais, cardíacos e danos nos rins.

Um novo estudo sugere que as drogas da pressão arterial quando tomadas a noite podem melhorar a pressão arterial e prevenir mais ataques cardíacos e derrames do que quando tomados pela manhã conforme normalmente acontece.

Um estudo publicado na versão online do Journal of the American Society of Nephrology pesquisadores da Espanha testaram tomar medicamentos para pressão arterial em momentos diferentes do dia, em 661 homens e mulheres com doença renal leve, todas elas tendo um ou mais medicamentos para pressão arterial.

Metade dos participantes da pesquisa foram convidados a tomar todas as pílulas da pressão arterial no período da manhã. Os outros tomaram pelo menos uma de suas pílulas antes de ir para a cama.

Após uma média de 5 anos e meio, os participantes do estudo que tomaram pelo menos um medicamento para pressão alta durante a noite tinha um melhor controle da pressão arterial.

O risco de sofrer um evento cardiovascular, como um derrame ou ataque cardíaco ou insuficiência cardíaca foi de 67% a menos no grupo que tomava medicamentos para pressão arterial na hora de dormir. A cada 5 mm Hg (que é milímetros de mercúrio, as unidades que medem a pressão arterial) diminuição da pressão arterial sistólica durante o sono correspondeu a uma redução de 12% no risco cardiovascular.

Na maioria das pessoas, a pressão arterial começa a subir um pouco antes de sair da cama pela manhã, e atinge seu pico por volta do meio-dia. Cai durante o sono, atingindo seu ponto mais baixo entre meia-noite e as 3:00 ou 4:00. Essa queda é por vezes chamado de “imersão”. Mas as pessoas com pressão arterial elevada têm, frequentemente, pouco ou nenhum decréscimo em sua pressão arterial à noite.

Os resultados impressionantes do estudo precisam ser confirmados em análises mais abrangentes. Apesar de ter estudos menores que também apontem para esta mesma linha de resultados.

Ninguém deve começar fazer isso por conta própria. Cada caso deve ser acompanhado pelo médico e somente ele sabe se seria ideal mudar algum medicamento ou a hora de tomar alguma medicação.

3 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Olá Sr. Silvano! Dou-lohe meus parabéns pelo esclarecimento, mas, permita-me dizer que concordo que “cada caso deve ser acompanhado pelo médico”, entretanto, as 17 internações em UTI Cardiológica de minha esposa, além de múltiplos ambulatoriais, causam-me preocupação com esses profissionais. Além disso, minha cirurgia cardíaca, corrigida posterior e gradativamente com implante de 7 “stents,” me faz duvidar da competência de muitos médicos. Para completar, fiz um HOLTER cujos resultados duvidei. Fiz outro, particular, e este sim, foi perfeito indicando PA normal em 24 horas. O médico do primeiro holter estava, e continuou a medicar pessoas com base em aparelho descalibrado… Read more »

Tomando medicação para pressão alta na noite aumenta a eficácia. @silvanocv – http://t.co/8u48HGYqhttp://t.co/G9kM9FIE

Boa tarde Dr, tentei postar no tema anterior mas nao consegui,
Há alguns dias conheci uma pessoa, por sinal maravilhosa, e Honesta! Após 3 dias de contato com a mesma, me disse que era Hiv positivo, nos tres dias manetmos relações de beijos, sexo […] Respondido no email por não fazer parte do contexto do assunto acima. Abraço.

Autor

silvanocv@gmail.com

Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

Posts relacionados

Rato de laboratório

O rato de laboratório é uma das espécies de animais mais utilizadas em pesquisas científicas

Leia tudo

Como a Inteligência artificial IA pode ajudar médicos a tomar decisões

Inteligência Artificial (IA) presente na área da saúde pode ajudar médicos a tomar decisões

Leia tudo

Protocolo de Antissepsia e Desinfecção n-CoV-2, medidas para a estruturação de barreiras químicas proteção contra o n-Coronavirus

Este é um ótimo trabalho desenvolvido pelo professor Marcelo Soares Crespo – Farmacêutico-Bioquímico – CRF-MG 36199 Professor de Pós-Graduação em Farmácia Clínica...

Leia tudo

Hidroxicloroquina e azitromicina como tratamento de COVID 19, conheça o estudo e resultados para coronavírus

Philippe Gautret e colegas realizaram recentemente em Marselha na França um estudo avaliando o uso da Hidroxicloroquina e em alguns casos associado...

Leia tudo
3
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x