Controle da pressão arterial é importante para prevenir acidentes vasculares cerebrais, cardíacos e danos nos rins.
Um novo estudo sugere que as drogas da pressão arterial quando tomadas a noite podem melhorar a pressão arterial e prevenir mais ataques cardíacos e derrames do que quando tomados pela manhã conforme normalmente acontece.
Um estudo publicado na versão online do Journal of the American Society of Nephrology pesquisadores da Espanha testaram tomar medicamentos para pressão arterial em momentos diferentes do dia, em 661 homens e mulheres com doença renal leve, todas elas tendo um ou mais medicamentos para pressão arterial.
Metade dos participantes da pesquisa foram convidados a tomar todas as pílulas da pressão arterial no período da manhã. Os outros tomaram pelo menos uma de suas pílulas antes de ir para a cama.
Após uma média de 5 anos e meio, os participantes do estudo que tomaram pelo menos um medicamento para pressão alta durante a noite tinha um melhor controle da pressão arterial.
O risco de sofrer um evento cardiovascular, como um derrame ou ataque cardíaco ou insuficiência cardíaca foi de 67% a menos no grupo que tomava medicamentos para pressão arterial na hora de dormir. A cada 5 mm Hg (que é milímetros de mercúrio, as unidades que medem a pressão arterial) diminuição da pressão arterial sistólica durante o sono correspondeu a uma redução de 12% no risco cardiovascular.
Na maioria das pessoas, a pressão arterial começa a subir um pouco antes de sair da cama pela manhã, e atinge seu pico por volta do meio-dia. Cai durante o sono, atingindo seu ponto mais baixo entre meia-noite e as 3:00 ou 4:00. Essa queda é por vezes chamado de “imersão”. Mas as pessoas com pressão arterial elevada têm, frequentemente, pouco ou nenhum decréscimo em sua pressão arterial à noite.
Os resultados impressionantes do estudo precisam ser confirmados em análises mais abrangentes. Apesar de ter estudos menores que também apontem para esta mesma linha de resultados.
Ninguém deve começar fazer isso por conta própria. Cada caso deve ser acompanhado pelo médico e somente ele sabe se seria ideal mudar algum medicamento ou a hora de tomar alguma medicação.