Além do ultrassom, normalmente utilizado, existem outras opções para descobrir o sexo do bebê, entre elas a sexagem fetal e também está disponível um kit teste, sendo vendido nas farmácias, para ser realizado em casa pela própria gestante, um teste parecido com o de gravidez, da empresa IntelliGender. Vamos analisar as vantagens e desvantagens, preços, e quando cada exame pode ser realizado.
Está sendo vendido no Brasil o teste semelhante ao de gravidez de farmácia para identificar o sexo do bebê em casa, IntelliGender está sendo distribuído no país pela cimed a preço médio de R$ 290,00.
Teste de previsão de sexo para fazer em casa
Se a ansiedade de saber qual o sexo do bebê for grande já é possível ter, pelo menos, um bom indicativo de qual será.
A análise pode ser feita na urina da gestante a partir da 10ª semana de gravidez até a 34ª. O fabricante afirma que o resultado é 90% seguro.
O exame para avaliação do sexo do bebê foi lançado nos Estados Unidos, onde gerou uma polêmica sobre sua utilização, que poderia levar a abortos, caso o sexo do bebê não fosse o desejado.
Para uma boa qualidade do resultado é necessário seguir as instruções do rótulo e não ingerir líquido nas três horas que antecedem a realização do procedimento de exame.
Como é realizado o teste
O procedimento do teste Intelligender consiste em coletar a urina em um copo que vem no kit, depois com uma seringa deverá transferir a urina do copo para o recipiente de análise propriamente dito.
Após dez minutos o resultado pode ser identificado através das cores laranja ou verde, caso seja menina a cor que surge é laranja, e se for verde é menino.
O fabricante solicita que antes do teste a usuária não tenha relação sexual por no mínimo 48 h, e se usar progesterona o exame só deve ser realizado 10 dias depois da tomada da última dose.
No exame de ultrassonografia, que normalmente é realizado, começa a identificar o sexo do bebê a partir da décima segunda semana de gestação, enquanto o teste em questão começa identificar depois da décima semana.
Pontos positivos e negativos do teste Intelligender
Pontos positivos para utilização do teste na urina: Comodidade de realizar o teste em casa, resultado rápido, em 10 minutos.
Pontos negativos: resultado confiável em 82 a 90%, ainda baixa, para se tomar qualquer atitude de aquisição de produtos para o bebê, ou pelo lado emocional da descoberta.
Sexagem fetal
Outro exame que pode ser útil em várias situações além da simples curiosidade da descoberta, doenças e outras condições ligadas ao sexo podem motivar a realização deste exame.
Com uma segurança ainda maior que o kit para realizar em casa, a sexagem fetal, realizado por muitos laboratórios no país para saber o sexo do bebê, analisa o sangue materno a partir da oitava semana de gestação.
Neste exame é pesquisado a sequência do cromossomo Y no sangue coletado da mãe, e se estiver presente, indica que o feto é do sexo masculino, pois mulheres têm dois cromossomos X, e homens um X e um Y.
Pouca quantidade do DNA do feto circula no sangue da mãe, e este exame consegue identificar o material e analisar.
Portanto, somente indivíduos do sexo masculino possuem o cromossomo Y dentro de suas células, a presença dele indica que será um menino, e sua ausência, indica que será uma menina.
O exame na maioria dos laboratórios pode ser realizado sem pedido médico, o exame custa em média R$ 350,00. Veja aqui a experiência de uma mãe que realizou o exame.
Pontos positivos e negativos do exame sexagem fetal
Os pontos positivos do exame: Acerto por volta de 99%.
Ponto negativo do Exame: Será necessário realizar coleta de sangue e o tempo para entrega do resultado pode ser um pouco longo e o preço que é elevado.
Veja uma ficha para realizar o teste de determinação do sexo fetal no HPardini.
Em caso de realização do exame em mulheres que não estejam grávidas o resultado acusará sexo feminino, pois nenhum DNA masculino será identificado.
No caso de gêmeos univitelinos (idênticos) o resultado é válido para ambos.
Para gêmeos fraternos (mais de uma placenta), quando o resultado do teste for menino, sinaliza que ao menos um dos gêmeos é menino.
Se o resultado do teste for menina, indica que ambas as gêmeas são meninas.
As duas opções apresentam vantagens e desvantagens, mas conhecendo os dois tipos de exames fica mais fácil optar por um deles ou mesmo realizar os dois. Até mais.