Um teste que tem feito sucesso entre as mulheres que desejam descobrir se estão grávidas ou não quando surge um dos famosos sintomas da gravidez, falha do período menstrual, cansaço, enjoos, urinando várias vezes, os seios maiores e mais sensíveis, trata-se dos testes que informam se está ou não positivo – grávida ou negativo – não grávida, de forma digital, escrito na pequena tela, mas além de aparecer o resultado de forma digital em palavras que não sustentam dúvidas, alguns destes testes também mostram, caso positivo, com quantas semanas de gestação a mulher se apresenta. Vamos conhecer e avaliar vantagens e desvantagens deste produto.
Uma questão que sempre surge depois de um resultado positivo é saber com quantas semanas está de gestação, mas pelos testes tradicionais não é possível mensurar o período gestacional, com a nova linha de testes de gravidez, por meio de um cálculo de acordo com a intensidade do “positivo” , informa quantas semanas está a gestação, aproximadamente, diferenciais que são importantes, mas também tem pontos que o tornam menos atraente, um deles é o preço do produto.
Exemplos de teste digitais existentes
Um dos fabricantes desta linha de testes disponíveis nas farmácias, o Clearblue digital informa que em análises realizadas no Reino Unido com seu sistema de avaliação da gravidez de resultado digital obteve os seguintes valores em amostras positivas: 55% das mulheres com resultado positivo 4 dias antes da data de atraso menstrual, 86% das mulheres 3 dias antes, 97% das mulheres 2 dias antes e 99% das mulheres 1 dia antes da data que era para chegar a menstruação.
O teste de gravidez Clearblue digital funciona como qualquer outro teste, após retirar uma tampa da área que será mergulhada na urina (ou despeja neste local) por cinco segundos, um símbolo de uma ampulheta piscando aparece no visor digital para informar que o teste está funcionando perfeitamente, e em aproximadamente três minutos, o teste faz a interpretação para você, exibindo as palavras grávidas ou não grávida em uma pequena janela e a quantidade de samanas se for positivo 1 a 2, 2 a 3 ou mais de 3 semanas, por uma cálculo aproximado. Quanto ao resultado do teste, permanece no visor por até 24 horas, depois o dispositivo é desligado.
Resultados rápidos e fácil leitura também é o que promete EPT Teste de gravidez, pode ser usado no primeiro dia quando falha o período menstrual e o resultado aparece digitalmente como “Grávida”e “não grávida” em dois minutos.
Outro teste digital o First Response ouro, além do resultado digital, promete dar resultados positivos 5 (cinco) dias antes da menstruação, esté apresenta digitalmente “Sim ou Não” como resposta e avisa que o teste está funcionando, propõem 99% de precisão na detecção do HCG presente na gravidez.
Mas tanto Clearblue digital, First Response ouro e ept avisam que mesmo na presença de gravidez na época antes do dia da chegada da menstruação pode acusar resultado negativo por ter uma variação grande na quantidade de hormônios liberados ocorrendo no organismo de muitas mulheres, por isso, testes com segurança continuam valendo o período de medição da quantidade de hormônios depois do dia que era para ter vindo a menstruação, que no caso de testes tradicionais de gravidez entendemos como margem de segurança 3 a 4 dias, para realizar o teste no quinto dia.
Considerações no caso do teste digital que informa a quantidade de semanas
No caso do teste Clearblue digital que informa, caso o resultado seja positivo, com quantas semanas está de gravidez, ele faz uma análise da intensidade do resultado e calcula aproximadamente com quantas semanas a mulher está grávida, mas o valor informado difere do avaliado pelo médico. O ginecologista realiza o cálculo (ciclo de 28 dias) usando como base de início da gravidez o primeiro dia da última menstruação, e o teste calcula de acordo com o dia provável da implantação do óvulo na parede do útero. Sendo assim quando o teste informar que a mulher está grávida de 1 a 2 semanas, segundo a avaliação médica o período será de 3 a 4 semanas, quando o teste acusar 2 a 3, o cálculo médico será de 4 a 5 semanas, e quando no visor do teste aparecer mais de 3 semanas, seguindo o cálculo do médico a quantidade de semanas será 5 ou mais.
Cada mulher é diferente e o tempo que leva para o óvulo fertilizado implante na parede uterina pode ter variação sensível. E o que se coloca sobre a implantação é que acontece 7 dia após a concepção, o que se observa é o aparecimento do hormônio hcg e consequente implantação de 6 a 12 dias após a ovulação, e com 83% das gestações a implantação ocorre em 8 a 10 dias depois da ovulação.
Mas esta questão de um teste querer se mostrar melhor que outro para detectar mais cedo a presença do HCG pode também representar um problema, sabendo que 25% das gestações terminam em abortos. Testes que dizem detectar gravidez extremamente cedo podem incorrer em erro de acusar positivo, mas era uma destas gravidez precoce que acabam em aborto. Assim a mulher vive a felicidade de um teste positivo e em outro momento a tristeza da perda.
Resultados digitais são mais fáceis de interpretar, mas atenção para os problemas
Os testes digitais são uma opção interessante pois muitas mulheres querem saber o mais cedo possível, se estão grávidas, os testes com maior sensibilidade estão no mercado, prometem resultado 4, 5 e até 6 dias antes da menstruação, mas não adianta ser extremamente sensível se no momento de interpretar o resultado as dúvidas ficarem no ar, a linha clara no resultado do teste de gravidez tradicional é positiva? A linha teste parece mais clara do que a linha controle, é normal? Dúvidas no momento que a mulher realiza o teste em casa. Neste ponto os testes digitais são uma boa solução, mas nem tudo são rosas na terra dos testes digitais de gravidez.
Além daquele problema abordado acima sobre fazer o teste “muito cedo” antes do dia da menstruação chegar, principalmente no caso de First Response que promete alta sensibilidade, outros problemas podem causar dor de cabeça – Identificamos reclamações como mau funcionamento de teste em que a imagem não se apresenta conforme preconiza, problemas na parte eletrônica do teste, na bateria, além de outros.
Opiniões dizem que há pouca vantagem em usar testes de gravidez digitais, e os erros de leitura pode ser tão frustrante como fazer interpretação de seus resultados. Além disso, testes digitais são mais caros que os testes de gravidez não digitais e não oferecem uma maior precisão.
Como comprar um teste digital de gravidez e qual o preço
Pesquisando no Brasil não encontrei em farmácias online nenhum teste deste, ainda não liberado, mas para importação, farmácias de Portugal disponibilizam envio para o Brasil, sendo que o teste fica em torno de R$ 35,00 a 50,00 reais, sendo que o envio via correios fica em torno de R$ 27,00 a 30,00 reais. Portanto, o teste não sai muito barato, este realmente é um dos fatores preponderantes na compra do produto, o preço bem maior que os tradicionais testes do mercado.