Alguns bebês nascem ouvindo, já outros precisam de sua ajuda para terem esta oportunidade. Ouvir é fundamental para o desenvolvimento da fala e da linguagem.
Conheça agora como é o teste da orelhinha e o procedimento de realização do exame para diagnóstico de problemas auditivos.
O que é o teste da orelhinha
É um método eficaz e moderno para diagnosticar problemas de surdez em recém-nascidos.
A audição inicia-se a partir do quinto mês de gestação e desenvolve-se rapidamente durante os primeiros meses de vida.
Qualquer problema auditivo deve ser detectado ao nascimento, proporcionando um bom tratamento, não prejudicando o desenvolvimento da criança.
Como é feito o teste
Um aparelho de última geração ajuda na realização do exame, a criança deve estar em sono natural.
De preferência no segundo ou terceiro dia de vida, um plug é colocado no ouvido do bebê, e é feita a medição.
O exame dura por volta de cinco a dez minutos, não incomoda a criança, não tem contra-indicação.
O procedimento não causa nenhum tipo de dor e normalmente o bebê nem vai acordar.
Porque realizar o teste
A criança aprende a falar ouvindo. Bebês que nascem com problemas de audição de um ou dois ouvidos, necessitam receber ajuda nos primeiros seis meses de vida.
Todo recém-nascido pode apresentar problemas de audição ou adquiri-los nos primeiros anos de vida.
Casos podem ocorrer mesmo sem casos de surdez na família ou outros fatores de risco, por isso todos devem realizar o procedimento.
Bebês com perda auditiva diagnosticada logo depois que nasce, e realizando o tratamento até os seis meses de idade apresentam desenvolvimento muito parecido com o de uma criança que não apresenta este problema.
O diagnóstico após os seis meses de idade trás prejuízos ao desenvolvimento do bebê e na relação com o meio à sua volta.
Proteja seu filho, se o exame ainda não foi realizado ao nascimento não espere, faça o mais rápido possível, o SUS na maioria das cidades propícia o acesso ao exame.