O telelab é um modelo de educação a distância desenvolvido pelo ministério da saúde – Programa Nacional de DST e Aids, para laboratórios de saúde pública e unidades hemoterápicas de todo país, oferece gratuitamente cursos de coleta de material, coloração de lâminas, diagnóstico de sífilis, HIV, tuberculose, HTLV, Chagas, fungos, Clamydia, Neisseria, hepatites, e ainda nas áreas de segurança no trabalho e controle de equipamentos, biossegurança, banco de sangue, equipamentos laboratoriais, controle de qualidade. No link acima você encontra a relação de cursos oferecidos e como fazer a inscrição da instituição.
Depois de realizar a inscrição da instituição e escolher o primeiro curso que pretende fazer, o material é enviado pelo Telelab e o profissional responsável para coordenação local aplica uma prova, o pré-teste, depois cada aluno recebe um manual sobre o assunto que será estudado, posteriormente é marcado uma data para assistir um DVD com mais explicações sobre o mesmo tema do manual e discussão, se necessário. Após todos estarem preparados o coordenador local aplica uma prova que servirá para avaliar o aluno, 80% das questões devem estar certas para que receba o certificado de conclusão do módulo.
Estamos participando do programa já faz algum tempo, mas na fase anterior onde o material deveria ser enviado a Brasília para correção e demais procedimentos, ocorreram vários eventos neste transporte e recepção dos envelopes que impediram a conclusão de alguns módulos, mas insistimos na ideia, tínhamos certeza que aparando algumas arrestas o resultado seria muito bom. Neste ano o procedimento de realização de provas é via internet e a correção é automática, facilitando sobremaneira o processo de conclusão dos módulos.
Recebemos recentemente a primeira remessa de certificados relativos aos primeiros módulos realizados recentemente. Foi um prêmio, acreditamos que ainda iríamos obter resultados e foi isso que aconteceu. Quanto a mudanças, muitas coisas não é possível realizar, pois dependem de questãoes estruturais, outras sim, apenas questão de mudança de atitude, e isso tenho percebido em várias situações com a equipe de trabalho, são os frutos, pequenos, mas que já estamos colhendo.