CientíficosTecnologia da Informação melhora o atendimento ao paciente, mas...

Tecnologia da Informação melhora o atendimento ao paciente, mas ele também precisa do toque

A tecnologia da Informação melhora o atendimento ao paciente e aumenta a privacidade, afirma especialista de informática de enfermagem da University of Missouri, TI leva a estratégias de comunicação mais robusta e integradas entre corpo clínico, o que permite que a equipe atue de forma mais eficiente, coordenando os cuidados, protegendo a privacidade do paciente de maneira mais eficaz, mas a equipe não deve esquecer que o paciente precisa ser ouvido, tocado, isso é fundamental.

Greg Alexander, um professor da Escola de Enfermagem da Universidade Missouri, constatou que aqueles trabalhadores da saúde, usuários frequentes que buscam a ajuda da TI, conseguem informações mais seguras para tomar decisões clínicas melhores, o resultado é uma atenção aos pacientes de melhor qualidade.

“Em lares de idosos que têm tecnologia disponível, grande parte da informação é mantida junto ao paciente e a comunicação ocorre mais frequentemente à beira do leito em vez de postos de enfermagem, o que é ideal”, disse Alexander.

EUA investiram milhões de dólares em tecnologia da informação, mas os resultados deste forte investimento ainda são pouco visíveis, certo é que a segurança do paciente e a privacidade devem passar por melhorias efetivas.

Uma coisa importante abordado por Greg,”O sistema eletrônico fornece um meio de acompanhamento das necessidades dos doentes para garantir que o trabalho está sendo realizado, mas é fundamental não substituir totalmente o cara a cara ou aquele toque“, disse Alexander. “A tecnologia é uma ferramenta que suporta a prestação de cuidados, mas não deve substituir.”

Outro ponto abordado, desta vez por Rantz, que faz parte da equipe de investigadores da mesma universidade “Transição entre os hospitais e casas de saúde é um processo complicado, pois a troca de informações precisas, completas e em tempo útil, muitas vezes é complicado”. A equipe interdisciplinar ao colocar a infra estrutura para apoiar uma boa comunicação, ajuda a melhorar o atendimento dos pacientes.

A tecnologia da informação assume um posto importante no cuidado ao paciente, mas ela não deve de maneira alguma ser encarada como a completa salvação, e sim como ponto de apoio, fator colaborador, pois se a equipe de trabalhadores da saúde não a enxergarem desta forma, acabam esquecendo da importância da conversa com o paciente, do toque, da atenção.

Silvano Vilela
Silvano Vilelahttps://www.plugbr.net/about/
Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.
Subscribe
Avisar para
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Entenda fácil

Neutrófilos no resultado do exame de sangue hemograma

Os neutrófilos são um tipo de células brancas do sangue

Bilirrubina direta alta, veja causas do exame alterado

Bilirrubina direta alta, entenda causas do exame de sangue alterado

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Não deixe de ler

spot_img

Você pode gostarFácil
Simples, para que todos entendam

0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x