Um novo estudo sugere que adultos que tomam suplementos de zinco dentro de poucos dias do início dos sintomas podem encurtar um resfriado comum por dois dias ou mais.
Para avaliar a eficácia de tomar zinco para o resfriado comum, uma equipe canadense analisou dados de estudos anteriores envolvendo 2.121 pessoas de 1 a 65 anos, que tomaram zinco ou um placebo nos três dias iniciais ao entrar em um resfriado. Os resultados mostraram que a duração total da doença reduziu entre dois a três dias dependendo do caso, em pacientes que tomavam zinco do que aqueles que tomaram pílulas de placebo ou xaropes, diz o relatório publicado no Canadian Medical Association Journal (CMAJ).
O principal motivo desta ação do zinco acelerando a recuperação é em função de ser um mineral importante que o corpo usa em uma variedade de processos tais como no sistema imunitário.
O mesmo efeito não acorre em crianças, além disso, 64% dos tomadores de zinco se queixaram de náusea e 65% de um sabor desagradável, em comparação aos que tomavam placebo.
“Com base em uma avaliação de 17 estudos, as pessoas que receberam zinco apresentaram menor duração dos sintomas de gripe comum em comparação com pacientes que receberam placebo”, disse Dr. Michelle Science. Pessoalmente eu não uso zinco para gripes, porque acredito que os efeitos colaterais superam os benefícios”, segundo Dr. Science.
Ananda Prasad, MD, Ph.D., especialista em zinco, Professor de Hematologia e Oncologia da Wayne State University School of Medicine, tem uma perspectiva diferente. Prasad explica que o zinco, um mineral absorvido quando comemos proteínas animais, peixes e nozes, é fundamental para o nosso sistema imunológico e crescimento celular. Tomados como um suplemento oral, o zinco pode se comportar como um agente antiviral, impedindo rinovírus – responsável pela maioria dos resfriados – de se fixar no revestimento do nariz e da garganta.
Uma quantidade ideal de zinco para o organismo suprir as necessidades pode ser conseguida por meio de uma alimentação saudável, em alguns casos pode ser necessário o uso de suplementos. “Eu não vejo uma desvantagem para as pessoas que são saudáveis e, especialmente, aqueles que viajam, tomarem zinco por 3-5 dias, desde que não tome muito”, diz José Mosquera, MD, conselheiro médico.