Glucosamina e a condroitina fazem parte da cartilagem normal das articulações, cartilagem que funciona como amortecedor, a glucosamina é um amino açúcar. A condroitina ou sulfato de condroitina pode ser extraída de fontes naturais, ou pode ser produzida em laboratório. Glucosamina e condroitina são vendidos em vários tipos de formulações, comprimido, pó, cápsula ou líquido. A combinação dos dois produtos é distribuída por várias empresas fabricantes de suplementos dietéticos ou nutricionais. Nos EUA suplementos dietéticos como glucosamina e sulfato de condroitina é muito usado principalmente para osteoartrite, joelho e quadril, conhecido também como artrite
ou reumatismo
. Veja se as pesquisas realizadas comprovam ou não benefícios do suplemento.
Os fabricantes incluem a glucosamina e condroitina em seus produtos visando melhorar a força dos ossos e articulações. Glucosamina estimula a formação e reparação de cartilagem articular, vem em duas formas – o sulfato de glucosamina e cloridrato de glucosamina, provenientes de caranguejo, lagosta ou camarão conchas, também a partir de plantas.
A Condroitina impede que outras enzimas degradem os blocos de construção da cartilagem articular, disponível como suplementos de sulfato de condroitina, feitas de bovino (vaca) ou cartilagem de tubarão. O tipo usado como suplemento dietético nos EUA em lojas de produtos naturais e farmácias é derivado de produtos de origem animal. Muitas pessoas que se preocupam com os efeitos da idade no organismo ou já apresentam problemas articulares tem buscado os benefícios relatados para estes suplementos.
A osteoartrite (OA) é a forma mais comum de artrite, basicamente observa-se uma destruição da cartilagem. Existe um grande número de pacientes com OA, mas não existe cura para esta doença por enquanto. As terapias disponíveis são baseadas principalmente no alívio da dor nas articulações. Normalmente os tratamentos convencionais são com analgésicos ou não-esteróides anti-inflamatórios, não apresentam resultados consistentes.
O objetivo de alguns estudos realizados foi estimar a eficácia de glucosamina e condroitina no alívio de sintomas do joelho e retardo da progressão da doença em pacientes com osteoartrite do joelho (OA). O uso de glucosamina e condroitina parece não aliviar os sintomas ou modificar a progressão da doença em pacientes com radiografia confirmada de OA.
Dois estudos publicados em 2010 identificaram que os pacientes com dor crônica não obtiveram nenhum benefício evidente ao tomar 1500 mg/dia de glucosamina. Um dos estudo com 250 adultos com dor lombar crônica e degenerativa foram acompanhados por um ano. Metade dos pacientes tomaram glucosamina e metade recebeu um placebo. O grupo de glucosamina não foi melhor do que o grupo placebo. Em outro estudo com 662 participantes com moderada a grave osteoartrite de joelho receberam ou glicosamina (500 mg três vezes ao dia), sulfato de condroitina (400 mg três vezes ao dia), a glucosamina e sulfato de condroitina combinados, celecoxib (Celebrex , 200 mg uma vez por dia), ou um placebo. Não houve diferenças estatisticamente significativas entre os grupos.
Geralmente a condroitina e glucosamina são apresentadas em formulações que trazem incorporado, manganês, ácido hialurônico, MSM, bioflanóides cítricos, boro e boswellia Serrata.
Os bioflanóides cítricos agem como antioxidantes ajudam a vitamina C manter equilibrado os níveis de colágeno.
O Ácido Hialurónico lubrifica as articulações promovendo hidratação, elasticidade e sustentação.
O Boro é útil para crescimento normal e saúde do corpo. Doenças como artrite, sintomas da menopausa e osteoporose são aliviadas pelo boro.
O Metilsufonilmetano MSM, é especialmente importante nestas formulações pois é fonte de enxofre para os aminoácidos, metionina e cisteína no organismo. Pessoas com rigidez de joelho e com pouco movimento na articulação encontra no MSM uma melhoria significativa.
Recentemente estão incorporando nas formulações o colágeno em seus compostos, uma proteína estrutural que compõe as fibras brancas da pele, tendão, ossos e cartilagens, confere sustentação a estas estruturas.
O manganês também é uma fonte natural de nutrientes para as articulações, além da Boswellia Serrata que age combatendo a inflamação na articulação.
Em uma avaliação por Osmar Valadão e médicos Lopes Júnior e André Manoel, sobre evidências que apoiem ou refutem o uso de glucosamina e condroitina no tratamento de pacientes com osteoartrose, chegaram a conclusão que, frente às melhores evidências existentes até o momento, o uso da glucosamina sulfatada/hidroclorídrica e da condroitina não produz benefícios clinicamente relevantes em pacientes com osteoartrose do joelho e do quadril.
Outro estudo em 2014 não encontrou nenhuma evidência de que a glucosamina e condroitina são eficazes no alívio de sintomas do joelho ou retardar a progressão da doença em pacientes com osteoartrite. Ao longo de um período de 4 anos, os pesquisadores acompanharam 1.625 pacientes, dos quais 18% começaram a usar glucosamina e/ou condroitina durante o período do estudo.
A maioria dos estudos averiguados mostraram resultados pouco evidentes com o uso da condroitina e glucosamina, mas na contramão destes estudos, o suplemento tem se tornado cada vez mais popular, difundido em vários países, e com muitos relatos de bons resultados alcançados. Não defendo o uso do produto, mas acredito que a combinação glucosamina e condroitina deveria ser melhor estudada por meio de pesquisas mais aprofundadas, visto que, a maioria dos estudos analisou apenas a OA do joelho, com poucos estudos sobre outras articulações como, quadris, mãos, costas. Merece estudos mais amplos.
Tenho informação que existe pelo menos dois grandes estudos em curso, e até que tenhamos um parecer definitivo sobre o assunto, o ideal é conversar com seu médico, ele vai saber avaliar se o seu caso pode alcançar algum benefício com o uso de glucosamina e condroitina.